Home Notícias Região “Respeito para todo o espectro” é tema de Campanha do Autismo

“Respeito para todo o espectro” é tema de Campanha do Autismo

0
“Respeito para todo o espectro” é tema de Campanha do Autismo
Vera Otonelli Durli

Campos Novos – O mês de abril é sempre muito especial para todos que lutam pela causa dos autistas. O dia 2 de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando os principais cartões postais de todo o mundo se iluminam de azul. Nos municípios em que atuam as Associações de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) é costume iluminar casas e o comércio com a cor azul e realizar caminhadas e pedágios pela cidade. Em 2020 a campanha nacional tem o tema “Respeito para Todo o Espectro”. A AMA Campos Novos havia programada várias atividades para este mês, porém devido a pandemia do Covid-19 e para evitar a propagação do vírus a programação foi cancelada.

A diretora da instituição no município, Vera Otonelli Durli, conta que é preciso preservar a saúde dos usuários e de suas famílias que neste momento passam por uma situação difícil, conforme conta Vera. “Precisamos manter nossos usuários em casa e nossos funcionários bem, respeitando o isolamento social, porque precisamos encontrar humanidade em meio a esse caos, cuidar e prevenir dando apoio a estas famílias e pessoas com TEA que também estão sendo diretamente afetadas por essa crise devido á quebra de rotinas. Muitos não compreendem o que está acontecendo e com isto se tornam mais suscetíveis a exposição do CORONAVIRUS, principalmente porque muitos autistas não gostam de lavar as mãos seguidamente, não compreendem as regras e sequencias de uma higiene bem feita e que é necessário o uso de álcool em gel. Eles possuem dificuldades sensoriais, levam a mão na boca, no nariz, nos olhos, nos objetos sem perceber e por possuir movimentos repetitivos se torna mais difícil este controle por parte dos cuidadores. Alguns autistas necessitarão de um tempo maior de isolamento devido as comorbidades e doenças associadas, até que seja seguro retornarem as suas rotinas já estabelecidas”, explicou.

Devido ao Decreto Estadual a instituição está com setor o administrativo trabalhando em home office. Há um psicóloga que sempre que possível passa orientações e conversa com as famílias sobre como agir em determinadas situações comportamentais ou crises de ansiedade e agressividade em casa para que fiquem bem emocionalmente. A equipe pedagógica, através de Podcast, áudios, lives, repassa atividades pela página do Facebook e Instagram e sempre que possível enviando sugestões de atividades para serem realizadas em casa pelos cuidadores e familiares, em que o principal objetivo é ajudar e ocupar os autistas com atividades de estimulação resgatando as brincadeiras do passado com brinquedos construídos em casa com materiais de sucata. A entidade atende 114 autistas, com uma demanda crescente de novos casos de crianças entre 01 ano e 06 meses a 03 anos de idade, com vários casos em avaliação pela equipe técnica.

Conforme, Site do Center for Disease Control and Prevention (CDC) a incidência é de 1 em 54 pessoas dentro do TEA – Transtorno do Espectro Autista, esse é o sétimo aumento em incidência desde 2000. Lutar e dar notoriedade para esta causa é fundamental para propagar o conhecimento e para auxiliar e conviver com mais paciência, mais tolerância com os autistas. Atualmente a AMA de Campos Novos encontra-se com dois Projetos, divididos para melhor captação, habilitados pelo FIA – Fundo da Infância e Adolescência para Captação de Recursos através do Imposto de Renda. (Jornal Celeiro)