Responsável pelo setor de identificação de Capinzal esclarece dúvidas frequentes

O setor de identificação do município de Capinzal informa que o atendimento está atendendo normalmente. A responsável pelo setor, Marcela Daria Pazza, repassa informações e dúvidas frequentes em relação a alguns procedimentos:

A partir de qual idade é possível fazer o documento de identidade?

A partir do momento que a criança possui a certidão de nascimento já é possível confeccionar o documento de identidade. Após dois dias de vida mais ou menos. Apesar de não possuir uma digital formada, já possui documento civil. Ao longo dos anos, conforme as características da criança forem mudando, é necessário fazer um novo documento.

Embora a lei dos anos não exista, esta regra se faz valer apenas para passaporte, a identidade tem como ponto de revelação as características físicas das pessoas e conforme elas vão mudando, o interessante é sempre atualizar o documento.

Em caso de mudança no estado civil é necessário a alteração no documento, pois essa observação civil deve conter na identidade.

É preciso levar foto?

Pelo fato de o sistema não ser digital, é necessário que as pessoas estejam munidas de uma foto 3×4 atual e colorida. Para a foto, é necessário ficar atento a cor da pele, não utilizar acessórios como óculos, tiaras, laços, e as características não devem ser diferentes da pessoa, a foto deve ser bem natural.

É preciso levar o protocolo de entrega para a retirada do documento?

Para retirar o documento, depois de pronto, é obrigatório estar com o protocolo. Então, a entrega do documento só é feita para maiores de 18 anos que estejam com o protocolo.

Pessoa menor de idade precisa ser acompanhado por um responsável?

Para a confecção de documentos para menores de 16 anos, é necessária a presença de um responsável, ou seja, pai, mãe ou responsável legal que possua o termo de guarda.

Taxa e prazo para confecção

Neste mês de março, a taxa para emissão da segunda via teve uma alteração, passou pra R$ 37,55. O prazo mínimo para a confecção é de 20 dias, contados a partir do pagamento da taxa. A primeira via continua gratuita.

A confecção do documento pode ser feita de terça a sexta-feira, com agendamento prévio no período da manhã, junto a Casa do Cidadão de Capinzal. Para mais informações é possível entrar em contato pelo telefone (49) 3555-3526.

(Publicado por: Bianca Demori)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.