Reunião do Conseg decide pela implantação do programa “Rede de Vizinhos” em Capinzal

Capinzal – O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Capinzal realizou na noite desta segunda-feira (26) a primeira reunião do ano. O encontro foi interno e teve somente a participação dos membros da diretoria.

Na pauta estava a apresentação do delegado Roberto Roberto Carpeggiani Moreira, como membro nato do CONSEG, relatório das denúncias e sugestões das caixas do CONSEG e as estratégias que serão desenvolvidas para melhor segurança da comunidade em 2018.

“O CONSEG recebeu várias denúncias e sugestões durante o mês de fevereiro como reclamação é referente a menor de idade pilotando motocicletas. A situação vem sendo registrada por moradores do Distrito de Alto Alegre e Vila Sete de Julho. Abuso de som automotivo durante finais de semana, falta de iluminação em alguns locais públicos encobertos por galhos de arvores entre outros”, explica a presidente da entidade, Rose Bonadiman.

Segundo ela, devido aos furtos que têm acontecido nos últimos dias, como sugestão do capitão Cleverson Garcez, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, foi sugerida a implantação do programa Rede de Vizinhos. “A Rede de Vizinhos já é realidade em diversos municípios de Santa Catarina, possibilitando a interação com a PM na prevenção de crimes e na manutenção da ordem pública”, detalha.

O programa consiste em uma estratégia de policiamento em que uma rede, organizada entre comunidade e Polícia Militar, reúne vizinhos de uma determinada localidade.

Pautado na filosofia da polícia comunitária, o programa tem como objetivo promover parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Moradores e Polícia Militar podem interagir através de aplicativo de troca de mensagens, colaborando para a construção de uma comunidade mais segura.

Embora recém-estruturado (2016) a Rede de Vizinhos já alcançou dados e resultados expressivos e já está presente em mais de 70 municípios catarinenses, conta com mais de 1050 grupos/células de prevenção e apresenta resultados significativos da redução criminal nos locais em que foi implantado, fortalecendo assim o sentimento de comunidade e de vínculos.

O programa é uma inovação na gestão de prestação de serviços da PMSC, construindo em coprodução, com transparência e legitimidade, as soluções para os problemas de ordem pública local.

“Em breve o Capitão Garcez e o delegado Roberto juntamente com a diretoria do CONSEG estarão realizando reunião e fazendo o convite a todos os lideres comunitários e comunidade em geral para repassar as informações sobre como instalar uma rede de vizinhos na sua rua”.

As reuniões do CONSEG ocorrem sempre na última segunda-feira de cada mês com início às 19h. Os locais das reuniões são informados antecipadamente através da mídia local. (Fotos: Jardel Martinazzo/Rádio Capinzal)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.