Ricardo José Roesler tomou posse como presidente do TRE nesta segunda-feira

O desembargador Ricardo José Roesler tomou posse às 18h52min desta segunda-feira como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O mandato é de dois anos e Roesler terá o desembargador Cid Goulart Junior como vice-presidente e corregedor-geral. A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com a presença do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e dezenas de outras autoridades políticas e de membros do Judiciário.

No discurso de encerramento da gestão, o agora ex-presidente do Tribunal, desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, fez um apelo por equilíbrio e lisura nas eleições de 2018 e destacou o desafio da Justiça Eleitoral no combate às fake News diante do alcance das redes sociais. Também falou sobre as crises política, social e ética no Brasil e no mundo contemporâneo como um todo.

Feito o juramento, Ricardo Roesler tomou posse como juiz efetivo e presidente do TRE-SC e Cid Goulart Junior assumiu a vice-presidência e corregedoria-geral do tribunal.

Roesler foi eleito em dezembro do ano passado, em sessão do pleno do TRE. O novo presidente recebeu cinco dos sete votos para comandar a corte eleitoral. Na mesma sessão, o desembargador Marcus Tulio Sartorato foi eleito vice, também com cinco votos para ocupar este cargo. Porém, alegando incompatibilidade com Roesler, renunciou 24 horas depois da eleição.

Com isso, Goulart Junior foi eleito pelo TJSC em fevereiro deste ano para assumir a vaga de Sartorato no TRE e, consequentemente, a vice-presidência e corregedoria-geral.

Na cerimônia desta segunda também foram empossados os desembargadores Volnei Celso Tomazini e Jaime Ramos como juízes substitutos da Corte.

O novo presidente

Ricardo Roesler é natural de São Bento do Sul. Atuou como juiz substituto nas comarcas de Joinville (sede), São Francisco do Sul e Canoinhas entre 1987 e 1989. Foi juiz de Direito nas comarcas de Barra Velha (1989 – 1990), Sombrio (1990-1991), Jaraguá do Sul (1991 – 1993) e Joinville (1993 – 2007). No período de 2003 a 2006 foi presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e, de 2004 a 2007, atuou como diretor financeiro da Associação dos Magistrados Brasileiros. Ainda em 2007, foi nomeado juiz de Direito de 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, onde tomou posse no cargo de desembargador no ano de 2012. Atualmente, o magistrado compõe vários órgãos julgadores, dentre os quais o Tribunal Pleno, Órgão Especial, Grupo de Câmaras de Direito Público e Conselho da Magistratura, além de presidir a Terceira Câmara de Direito Público. Nos trabalhos administrativos do TJSC, foi coordenador do Conselho Gestor de Informática, coordenador da Assessoria de Comunicação Social, membro da Comissão Especial da Reforma do Judiciário e de comissões de concurso, e coordenador-geral do Núcleo de Comunicação Institucional. (Diário Catarinense)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.