Sábado é o Dia D da Campanha de Multivacinação

No próximo sábado (16) será realizado o Dia “D” da campanha nacional de multivacinação, quando postos de saúde estarão abertos em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados para comparecer aos postos e atualizar a caderneta de vacinação. A campanha de multivacinação começou na segunda-feira passada.

Com o slogan “Todo mundo unido fica mais protegido”, a campanha segue até o dia 22 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação em todo o Brasil. Ao todo, 350 mil profissionais participam da ação. De acordo com o ministério, de janeiro a agosto deste ano, foram enviadas a todas as unidades da Federação 143,9 milhões de doses de vacinas de rotina. Para a campanha, foram enviadas 14,8 milhões de doses extras.

A meta é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. Segundo o ministério, 53% não estão com a vacinação em dia.

Em 2016, o Brasil registrou a menor cobertura vacinal dos últimos 10 anos, segundo a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues.

“Não podemos dizer que temos uma tendência, mas é preocupante e por isso queremos reverter essa situação. O objetivo da campanha é resgatar os não vacinados para que esse dado de 2016 não se repita em 2017”, disse.

A campanha nacional de multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação se estende até a sexta-feira, dia 22. O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Capinzal a campanha é estendida para toda a população, que pode verificar se tem alguma dose atrasada. A pessoa está imunizada contra doenças, quando completar todo o “esquema de doses recomendadas”.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Kamile Sartori Beal, “o objetivo da campanha é resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação”. Quem não localizar a caderneta de vacinação ou tenha perdido é só solicitar uma nova no posto onde as vacinas tenham sido administradas anteriormente.

No próximo sábado, dia 16, a Unidade Sanitária Central de Capinzal irá atender das 8 às 17 horas sem fechar ao meio-dia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.