Santa Catarina terá um fim de semana com calorão

Estado – Nesta sexta-feira as temperaturas ainda não terão uma elevação extremamente grande. No entanto, já teremos um dia quente para encerrar a semana. Ao longo da manhã as temperaturas sobem trazendo uma tarde acima dos 30ºC em muitas cidades.

O sol aparece entre variação de nuvens ao longo do dia. Até há chance de chuva de verão da tarde para a noite, mas pouquíssimas cidades. Chance um pouco maior para o Sul e cidades próximas do PR.

CALORÃO NO FIM DE SEMANA

No entanto, o calor estará forte mesmo é no fim de semana. A previsão é que as tardes dos dois dias tenham 35 a 37ºC em muitas cidades. Picos próximos dos 40ºC em algumas cidades do Norte, Vale do Itajaí e Sul.

Este calor mais acentuado, especialmente no domingo, ocorre pelo que chamamos de pré-frontal, ou seja, um ar quente que avança antes de uma frente fria. Como esta frente estará no RS, o ar quente estará em SC.

Além disso, ventos em níveis baixos da atmosfera – as setas em branco na ilustração abaixo – deverão trazer ar quente do Centro Norte do Brasil:

Direção do vento em níveis baixos da atmosfera - Previsão para o fim de semana
Direção do vento em níveis baixos da atmosfera – Previsão para o fim de semana

(Foto: Windy)

TEMPO NO FIM DE SEMANA

Teremos um período de sol e nuvens nos dois dias. Chuva de verão no sábado até há chance, mas pouquíssimas cidades. Já no domingo, esta chuva de verão está prevista entre tarde/noite, sobretudo nas cidades próximas do RS. Isoladamente devido o calor até temporal.

ATENÇÃO COM A SEGUNDA

O deslocamento de uma frente fria deverá trazer um dia de muitas nuvens com chance de chuva a qualquer hora. Atenção que poderá ter chuva bem forte no Oeste. (Informações meteorologista Leandro Puchalski) 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.