Saúde de Capinzal orienta sobre vacinação contra a Febre Amarela

Capinzal – Mesmo o município de Capinzal não tendo registrado qualquer caso de Febre Amarela ao longo dos anos, a Secretaria da Saúde está atenta ao aumento considerável no número de casos da doença, especialmente nos estados da região sudeste do Brasil.

Capinzal faz parte da área de recomendação vacinal para a Febre Amarela há vários anos, ou seja, a vacina está disponível no dia-a-dia para toda a população com idade entre 9 meses a 59 anos. A dose é única, portanto, quem já recebeu uma dose não precisa de reforço.

Neste período, especificamente, a vacinação contra a Febre Amarela está ocorrendo nas terças e quintas-feiras, preferencialmente das 9h às 15h.

Esse horário específico segue a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde: por se tratar de frascos multidoses, faz-se necessário que o agendamento seja realizado de forma a otimizar a utilização de cada frasco, evitando o desperdício, haja vista que após aberto, o frasco da vacina contra aFebre Amarela possui validade limitada de 6 horas.

Pessoas acima de 60 anos que precisam vacinar-se por motivo de viagem, por exemplo, devem ter uma autorização médica, pois, problemas de baixa imunidade podem agravar possíveis  reações vacinais.

A Secretaria reforça que aquelas pessoas que irão se deslocar para áreas com recomendação da vacinação contra a Febre Amarela, devem receber a dose com no mínimo 10 dias de antecedência.

O agendamento deve ser feito na Unidade Sanitária Central e as pessoas devem levar o cartão de vacinas que já possui, o cartão do SUS e os documentos pessoais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.