Saúde zera fila de espera por cirurgias de catarata pela quinta vez em Piratuba

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15), pelo secretário de Saúde de Piratuba, Vanderlei Weber. Segundo o gestor, 16 pacientes diagnosticados com catarata vão receber o tratamento cirúrgico nesta semana.

A enfermidade atrapalha e muito, tarefas do cotidiano, como dirigir, ler ou assistir. A visão vai ficando turva e quando a pessoa se dá conta, está com o sentido prejudicado: Catarata é um tipo de lesão ocular que prejudica a visão, porque o cristalino, uma estrutura interna do olho, fica opaca e perde a sensibilidade com a luz.

Pra voltar a enxergar, o paciente precisa ser submetido à uma cirurgia, que na rede privada custa em média entre R$ 7 mil e R$ 11 mil. Mas desde o final de 2017, a Secretaria de Saúde de Piratuba, tem oferecido tratamento gratuito aos pacientes diagnosticados com a doença no município.

Desde então, a demanda pela cirurgia considerada eletiva, têm sido suprida. Tanto que de acordo com Weber, nesta sexta-feira (19), um novo atendimento que acontece no Hospital Maicé, de Caçador, deve zerar a fila de espera pela quinta vez: “Como em alguns casos o paciente apresenta o problema em ambos os olhos, cerca de 25 cirurgias estão programadas. Nossos pacientes saem daqui da Unidade Básica de Saúde, com transporte oferecido pela Saúde e na maioria dos casos retornam no mesmo dia”, comenta os secretário.

De acordo com o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), os pacientes de Piratuba devem ser atendidos de imediato, sem enfrentarem fila. Com uma breve recuperação, o paciente volta a enxergar normalmente em poucos dias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.