Secretaria da Educação de Capinzal dá continuidade a construção da Proposta Curricular 

Aulas de artes, educação física, filosofia e sociologia, pelo que constava no texto da medida provisória (MP) divulgado durante a tarde, não seriam mais parte compulsória do currículo do Ensino Médio

Na manhã da última sexta-feira, dia 29 de julho, a secretária da educação Márcia Callai Bonato reuniu a diretoria de ensino e a equipe interdisciplinar para dar continuidade ao planejamento da construção da Proposta Curricular da rede municipal de ensino de Capinzal, sob orientação da professora doutora Zenilde Durli, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nessa reunião foram discutidos o desenvolvimento dos trabalhos e estudos já realizados e a programação da próxima etapa que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho.

Os professores da rede municipal desde o início do ano de 2018 têm realizado estudos das concepções educacionais presentes na Base Nacional Comum Curricular, aprovada em dezembro de 2017, além de estudos comparativos da BNCC com os conteúdos curriculares municipais.

De acordo com a professora Dra. Zenilde Durli, a participação dos professores na construção da Proposta Curricular Municipal é de extrema importância, pois serão os professores que farão sua implementação no cotidiano da sala de aula. Além disso, enquanto acontece a construção curricular, sua discussão e os estudos da BNCC, acontece também a formação continuada dos professores permeada de reflexões sobre a prática.

A secretária da educação afirma que o prefeito Nilvo Dorini e a vice-prefeita Noemia Pizzamiglio têm apoiado este trabalho, pois, a rede municipal de ensino tem um trabalho de qualidade reconhecida e precisa registrar suas concepções e práticas educacionais em uma Proposta Curricular estruturada, construída de maneira participativa e democrática.

Os professores de educação infantil (creche e pré-escolar) participaram de Encontro de Formação Continuada na tarde do dia 29 de junho, no auditório da Unoesc em Capinzal. O encontro representou mais uma etapa na construção da Proposta Curricular Municipal da Educação Infantil, aliada ao estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A professora Dra. Zenilde Durli abordou o significado de currículo, a organização da BNCC para a etapa da educação infantil, as concepções teóricas nela presentes e sua relação com a prática pedagógica nas creches e pré-escolas.

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação explanou brevemente sobre os encontros de discussão da Base Nacional Comum Curricular em Florianópolis, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC.

Na avaliação da secretária municipal da educação Márcia Bonato, “as paradas de estudo durante o ano de 2018 e 2019 terão como objetivo a construção da Proposta Curricular para a rede municipal de ensino, aliada à formação dos profissionais da educação infantil e, consequentemente, a qualidade cada vez maior da educação oferecida às nossas crianças”.

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