Secretaria da Saúde de Capinzal desenvolve atividades sobre Saúde Bucal

A Secretaria da Saúde, através da Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidade do Loteamento Lar Imóveis, realizou no dia 16 de abril, ações com enfoque na saúde bucal envolvendo alunos do pré-escolar do CMEI Construindo Sonhos do Loteamento Novo Horizonte.

A atividade envolveu 44 crianças, na faixa etária de 3 a 5 anos, demonstrando de forma lúdica a importância de uma boa escovação bucal e a forma correta de realizá-la, seguido da escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Também foi realizada uma análise do índice ceo-d, que procura avaliar os elementos cariados, obturados e com extração indicada, de forma que quanto menor o valor, maior a qualidade da saúde bucal observada. Os resultados mostraram que o ceo-d obteve resultado igual a 0,75, índice inferior ao observado no Brasil (ceo-d=2,43), de acordo com o último levantamento realizado.

Para as crianças com índices mais elevados foi distribuída uma cartinha convite a ser entregue aos responsáveis para o agendamento de consulta na unidade de referência, na intenção de reduzir a prevalência de cáries.

O odontólogo da Unidade, Marcus Antonio Bezerra da Silva, ficou satisfeito com o índice encontrado que demonstra que a área de abrangência da ESF Lar Imóveis está com índices inferiores ao de boa parte do país.

Segundo o profissional, outras atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano buscando melhorar ainda mais a higiene bucal das crianças.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.