Secretaria da Saúde realiza encontro de hipertensos e diabéticos do loteamento Parizotto

Na quarta-feira (14), a Secretaria da Saúde, através da Estratégia Saúde da Família, Unidade do Loteamento Parizotto, dando continuidade ao trabalho de Educação em Saúde, realizou o 6º Encontro de Hipertensos e Diabéticos do ano, dessa vez destacando o tema: “O uso indiscriminado de medicamentos”.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso indevido de medicamentos é considerado hoje um problema de saúde pública, não só no Brasil, mas mundialmente.

“Tomar medicamentos por conta própria ou por indicação de amigos, sem a prescrição médica, é um hábito comum, mas que pode causar grandes danos à saúde e inclusive levar à morte” relata a Enfermeira Rosane Lopes Duarte.

Rosane, que é a responsável pela Unidade, complementa: “Vemos todos os dias em nossos atendimentos, relatos de uso de medicamentos sem receita médica e complicações causadas pelos mesmos, por isso destacamos a importância de multiplicar informações a respeito desta condição. Somos a Atenção Primária e temos que priorizar a prevenção e proteção a saúde de nossa comunidade”.

Na oportunidade, além do uso racional de medicamentos, a equipe abordou sobre a importância do descarte correto de medicamentos em desuso e com vencimento fora da validade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.