Secretaria da Saúde realiza mais um encontro de hipertensos e diabéticos

A Secretaria da Saúde, através da Estratégia Saúde da Família do Loteamento Parizotto, realizou no dia 8 de maio, mais um Encontro de Hipertensos e Diabéticos, tendo como tema “O Tabagismo e a Saúde Bucal”.

A médica e a enfermeira da unidade, Natália Luft Heck e Rosane Lopes Duarte, respectivamente, enfatizaram os danos à saúde que o tabagismo traz, desde o simples mau hálito até os vários tipos de câncer que ele provoca. Também afirmaram que se é possível parar fumar a qualquer tempo, e que tal atitude minimizará os males que o cigarro produziu ou ainda trará a saúde do fumante.

Na mesma ocasião, os estagiários de medicina, João e Letícia, mostraram que, mesmo quem não fuma, sofre com os males do cigarro, é o chamado “fumante passivo”.

Por sua vez, o odontólogo Otávio Vazzi discursou sobre como o tabaco de qualquer espécie traz malefícios à saúde, inclusive os chamados “fumo de corda”. A substância também é responsável pela diminuição da saliva, que é um protetor natural da boca, inflamação da gengiva, escurecimento dos dentes e até mesmo a perda deles.

O mesmo também informou que o câncer bucal está entre os 5 primeiros diagnósticos de câncer no Brasil, seguido pelo câncer de esôfago. Por fim, o profissional orientou sobre a importância do autoexame e ratificou a necessidade de alerta e prevenção.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.