Secretaria de Agricultura elabora projeto para produzir mais trigo para ração animal

A secretaria de Agricultura do Estado de Santa Catarina está elaborando um projeto para aumentar a produção de cereais de inverno com o objetivo de alimentar os animais e reduzir o déficit de milho. O secretário da pasta, Airton Spies, teve uma reunião com representantes da Embrapa Trigo de Passo Fundo e da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia para tentar viabilizar o projeto. Nesta sexta-feira também terá reunião com agroindústrias e cooperativas para tratar do assunto.

– Queremos elaborar uma proposta de incentivo ao plantio de cereais de inverno que no mundo inteiro são utilizados para alimentação de animais. Nós podemos dobrar a produtividade e chegar até a um milhão de toneladas de trigo, o que diminuiria nosso déficit de milho que é de quase quatro milhões de toneladas – afirmou Spies.

Em 2018, Santa Catarina plantou apenas 55 mil hectares de trigo e deve produzir apenas 160 mil toneladas, com produtividade de 2.893 quilos por hectare. Mas a área disponível para cultivo pode ser ampliada em mais de dez vezes. No verão a soja ocupou 678 mil hectares e o milho mais 319 mil hectares. A produtividade por hectare também pode dobrar, segundo Spies, de três mil quilos para seis mil quilos por hectares. Ele citou que, na Nova Zelândia, o recorde mundial de produtividade de trigo atingiu 16,9 mil quilos por hectare.

– A Embrapa pode desenvolver variedades com mais produtividade o que torna o trigo mais atrativo para o produtor, hoje temos uma baixa produtividade, com variedades voltadas para panificados, o que nos torna pouco competitivos – afirmou.

NúmerosEm 2018, SC plantou 55 mil hectares de trigo e deve produzir 160 mil toneladas. (NSC)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.