Secretaria de Saúde de Piratuba anuncia novas cirurgias oftalmológicas

A confirmação, feita pela Secretaria de Saúde de Piratuba, das novas cirurgias oftalmológicas aconteceu na reunião dos secretários de saúde da região da Amauc, nesta semana.

A intenção é devolver a visão às pessoas que apresentam a visão turva ou embaralhada, causada pela alteração no cristalino do olho. O procedimento cirúrgico é de graça e pela quinta vez nos últimos dois anos, deve zerar a demanda.

Pelas informações do profissional Vanderlei Weber, Secretário da Saúde, pelo menos 12 pessoas estão à espera do procedimento no município: “Em nosso sistema consta o nome alguns pacientes diagnosticados com a doença, mas é possível que outras pessoas em Piratuba também precisem da correção cirúrgica para restabelecer a visão. Por isso, nossa recomendação é para que as pessoas que estiverem com os sintomas da doença, para que compareçam no posto de saúde para a para inserção no sistema de regulação,” afirma Weber.

A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. A doença que é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural que tem a função o foco da visão em diferentes distâncias, só pode ser corrigida por cirurgia.

A operação é realizada com anestesia local e consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial, feita sob medida e de acordo com a curvatura da córnea. O paciente vai para casa no mesmo dia, com recomendação de evitar movimentos bruscos e inclinação da cabeça.

Segundo a secretaria da saúde, do agendamento ao transporte de pacientes ao retorno médico, todos os serviços estão disponíveis no setor da saúde e são de graça.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.