Secretaria de Saúde de Piratuba realiza trabalho de captação de doadores de sangue

Recentemente, a enfermeira Rita de Cássia de Oliveira e 15 agentes comunitárias de saúde de Piratuba participaram de uma capacitação em Saúde Preventiva realizada no Hemosc, de Joaçaba, com temas relacionados à Doação de Sangue e de Medula Óssea. Foram abordadas várias questões, incluindo aspectos psicológicos das pessoas que aguardam doações de sangue ou transplante de medula.
Em Piratuba, a enfermeira Rita de Cássia, que coordena um projeto de captação de doadores de sangue, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Weber, organizaram um novo sistema para que o Banco de Sangue do Hemosc de Joacaba mantenha um estoque que possa suprir as suas necessidades. “Ao invés do Hemocentro vir até o município uma vez por ano para fazer a coleta de sangue, nós enviamos mensalmente até Joaçaba um grupo de doadores. Para isso, criamos um grupo permanente de doadores em Piratuba”, explica Weber. “Com este novo formato no sistema de captação de sangue, ocorre uma renovação constante do material coletado” completa o secretário.
“Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada três pessoas irá precisar de sangue em algum momento de sua vida”, destaca a enfermeira e coordenadora do projeto Rita de Cássia. “Doar sangue é um ato de amor”, finaliza.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.