Secretária Simone Schramm se reúne com diretores e gerentes de Educação em Joaçaba

Alinhar ações para o segundo semestre letivo e apresentar novas parcerias. Esse foi o objetivo da reunião técnica mediada pela secretária Simone Schramm com os 20 gerentes de Educação, Coordenadoria da Grande Florianópolis e diretores nesta terça-feira, 21, no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba.

A solenidade de abertura foi marcada por apresentações culturais de alunos de escolas estaduais e do Grêmio Recreativo Escola de Samba AliançaParticiparam autoridades locais, como o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini; o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jorge Ronaldo Phol; o gerente de Educação da ADR Joaçaba, José Junqueira de Carvalho; o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Aristides Cimadon; o presidente da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc), Nilvo Dorini; além de prefeitos e vice-prefeitos da região.

A programação no período da manhã contemplou a apresentação de projetos e palestra sobre a “Autoridade do Professor”, ministrada pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação (SED), Gildo Volpato, que estacou alguns pontos que contribuem para o ensino de qualidade. “Um bom professor constrói o seu relacionamento de respeito por meio de diversas atitudes, como criatividade, dinamismo, organização no planejamento de aula e, muito importante, o diálogo em sala de aula”, reforçou.

À tarde foi realizada reunião de trabalho com a presença de diretores da SED. “Essa é uma oportunidade para discutirmos demandas e as principais ações regionais para que possamos aperfeiçoar cada vez mais a educação catarinense, além de buscar melhores soluções às dificuldades conforme a realidade de cada um”, enalteceu a secretária Simone Schramm.

Educanvisa – Educação em Vigilância Sanitária – No encontro foi firmada parceria entre Anvisa, Secretarias de Estado da Saúde e Educação para desenvolver o projeto Educanvisa. O objetivo da iniciativa é de conscientizar alunos e profissionais escolares das 1.073 escolas estaduais em relação ao consumo de produtos que possuem agrotóxicos e elementos prejudiciais à saúde. O projeto será realizado por meio de formação dos professores até a metodologia em sala de aula. Entre os assuntos que serão desenvolvidos também estão medicamentos e uso racional, alimentação e hábitos de vida saudáveis. Serão disponibilizados materiais didáticos para todas as unidades escolares. A expectativa é iniciar o projeto ainda em 2018.

Aluno Auditor – O projeto Aluno Auditor é uma parceria entre Secretarias de Estado da Educação e Fazenda que tem como objetivo propor aos estudantes a realização de auditorias no ambiente escolar e sugerir melhorias criativas e de baixo curso, com uso da tecnologia, por meio de aplicativo. Após serem discutidas e aprovadas com os professores, a medidas serão colocadas em prática e monitoradas pelos próprios estudantes e profissionais envolvidos. A ideia inicial é trabalhar com jovens dos 8º e 9º anos no contraturno escolar a partir de 2018.

Acessibilidade – Durante o encontro também foi anunciado que alunos bolsistas do Artigo 170 (Programa de Bolsas Universitárias – de Santa Catarina – UNIEDU) dos cursos de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo terão como estudo acessibilidade nas escolas estaduais. Os alunos irão elaborar os projetos conforme a necessidade de cada escola e enviar à SED por meio da Regional para o mesmo ser estudado e aplicado na escola.

Sugestões para o plano de matrícula e calendário escolar 2019 também foram os assuntos da pauta mediados pela diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene da Silva Pacheco. “Agora os documentos serão aprovados com a Undime e Sinepe para disponibilizarmos às Regionais ainda no mês de setembro”, disse a diretora.

Como bom exemplo de gestão, o diretor da Escola de Educação Básica Frei Crispim, de Ouro, Laudemir Bonamigo, apresentou diversos projetos desenvolvidos na escola que têm como objetivo buscar, além da qualidade no ensino, o bem-estar de dos alunos e comunidade escolar. “Buscamos transformar todos os dias a escola com o envolvimento das famílias e toda a comunidade nas atividades”, destacou. (ASCOM/ADR)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.