Home Notícias Região Seminário reúne produtores de leite de SC em Chapecó

Seminário reúne produtores de leite de SC em Chapecó

0
Seminário reúne produtores de leite de SC em Chapecó

Chapecó – Cerca de 1.700 produtores rurais participarão do 2º Seminário Estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite no dia 14 de novembro, a partir das 9 horas da manhã, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

O evento é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) com apoio da Prefeitura de Chapecó.

O presidente do sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo explica que o objetivo do Seminário é reunir produtores rurais de todo o estado para discutir temas ligados à bovinocultura de leite, que tem como objetivos o aumento da produção, a melhoria da produtividade e a qualificação da gestão da propriedade rural.

Às 9 horas iniciará a recepção e o credenciamento. Às 9h30, o Seminário será oficialmente aberto pelo presidente Pedrozo que, na sequência, fará a apresentação dos resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite.

Às 10h45, o zootecnista e especialista em produção e nutrição de ruminantes Renato Palma Nogueira palestrará sobre o tema “Nutrição para vacas leiteiras na prática”.

Às 11h30, o médico veterinário, mestre em produção animal e especialista em bovinocultura de leite Mário Sérgio Ferreira Zoni falará sobre “Gestão na atividade leiteira”.

Às 12h15 iniciará a apresentação dos casos de sucesso do programa ATeG em Bovinocultura de Leite. Em seguida será lançado o programa Certifica ATeG Leite. O almoço de encerramento será servido às 13 horas.

RESULTADOS

O objetivo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite é implantar um modelo de gestão das propriedades rurais que envolva todos os processos da cadeia produtiva e possibilite a realização de ações efetivas nas áreas econômica, social e ambiental. Além dos processos de gestão de negócios para proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

Esse programa é baseado em um modelo de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em cinco passos: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

Desde que iniciou o ATeg no território catarinense, em 2016, foram organizados 101 grupos de bovinocultura de leite em 152 municípios, beneficiadas 2.757 propriedades rurais com 176.472 horas de consultoria.

O presidente do Sistema Faesc/Senar enalteceu que os resultados desse programa são expressivos e animadores. “Desde que o programa começou percebemos um avanço na qualidade e na quantidade do leite produzido. Essa evolução é possível graças às visitas técnicas e gerenciais que ocorrem mensalmente e levam ao campo o que existe de mais atual”, afirmou. (MB Comunicação)