Senado faz consulta pública e 93% apoia proposta de novas eleições este ano

A proposta é de autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) e prevê eleições para presidente junto coma o pleito municipal de outubro.

Diante dos protestos que têm se espalhado pelo país, o Senado abriu uma consulta pública para uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre a possibilidade de realização de novas eleições presidenciais este ano. A proposta é de autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) e prevê eleições para presidente junto coma o pleito municipal de outubro.

No fim da tarde desta segunda-feira (5) o placar mostrava 177.341 votos a favor da proposta e 13.770 contra. Vale lembrar que, para ser aprovada, uma PEC precisa de três quintos dos votos tanto na Câmara quanto no Senado, em dois turnos.

Neste fim de semana, manifestantes pediram a saída de Michel Temer da presidência e a convocação de novas eleições. A estimativa é que 100 mil tenham participado do ato na Avenida Paulista, em São Paulo, segundo os organizadores. A ideia de realizar uma nova eleição foi sugerida por Dilma quando estava afastada, como uma tentativa de evitar o impeachment.

O projeto vai tramitar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), mas está parado há mais de dois meses. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que é o relator do projeto, ainda não apresentou nenhum parecer à respeito.

(InfoMoney)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.