Simpósio Pedagógico do Mater inicia nesta quinta-feira (16)

Começa nesta quinta-feira (16) a programação da Semana Pedagógica da Escola Mater Dolorum que, a partir deste ano, é intitulada Simpósio Pedagógico. Este ano, o evento reserva uma rica programação para esta quinta e sexta, dias 16 e 17 de maio.

PROGRAMAÇÃO:

16/05

  • 19h30 abertura oficial
  • 20h15 Kiara Terra “Contando histórias e aprendendo a narrar a vida”.

17/05

  • 8h Isabel Parolin “Inteligência Sistemática – Mudança de foco. Do ensino para aprendizagem”.
  • 9h25 Moacir Gadotti “A Escola dos meus sonhos e a reinvenção do professor”.
  • 10h45 Vicente Falcão “Inovação e Criatividade – Educação 4.0 e Metodologias Ativas”.
  • 13h30 Ciência em Show “O exercício do protagonismo, da autonomia e da inovação através das ciências”.
  • 15h15 com Hamilton Werneck “O que é o erro? Como ensinar bem e avaliar melhor”.

Histórico – Em 2011 com o propósito de refletir sobre a prática pedagógica em nossa região, surgia na Escola de Educação Básica Mater Dolorum a “Semana Pedagógica”. Originalmente o evento tinha como público alvo os alunos do curso de Magistério, que até 2017 era oferecido no Mater Dolorum.

Em seu formato original, o evento teve a duração de uma semana, tendo palestrantes os professores do curso de Magistério, e da equipe gestora da escola, além das ilustres presenças do professor Celso Antunes na abertura e do professor Rubem Alves no encerramento daquele evento.

Já em sua primeira edição, o evento reuniu mais de mil profissionais da educação vindos de diversos municípios da região e em 2014, devido à grande procura e sucesso, houve a necessidade de alterar o seu formato, e atender melhor os educadores vindos de outros municípios. Assim por questão de logística, o evento recebe o nome de ”SIMPE” – Simpósio Pedagógico”, adequando sua identidade ao seu formato, mas mantém o seu objetivo original, de promover a aproximação entre os docentes e estudantes da educação em um ambiente de reflexão democrática e de qualidade.

Foi com essa preocupação que indicaram este trabalho em 2011, por isso continuam a somar esforços para realizar em 2019, mais um grande evento.

Ciência e Show 

O Grupo Ciência em Show já chegou no aeroporto de Lages, na tarde desta quarta-feira (15). O grupo vai fazer duas apresentações, uma no dia 16 (quinta-feira), direcionada aos alunos do 9º ano e ensino médio, e a outra no dia 17 (sexta-feira), com formato diferenciado para os professores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.