Temer nomeia erechinense Osmar Serraglio para o Ministério da Justiça

Brasília – O governo do presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira o substituto de Alexandre de Moraes para assumir o Ministério da Justiça. O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) é o novo titular da pasta, que ficou vaga após a indicação de Moraes para o Supremo Tribunal Federal no início deste mês. Nascido em Erechim, no Rio Grande do Sul, o parlamentar é advogado e professor de direito e é considerado como próximo do grupo político do ex-deputado Eduardo Cunha. Sua escolha foi um aceno do Planalto à bancada do partido da Câmara, que se sentia subrrepresentada no Governo.

Serraglio assume a pasta em um momento considerado crítico para a Operação Lava Jato, no qual deputados, senadores e membros do Governo são acusados de tentar barrar a investigação às vésperas da divulgação da bombástica delação de 78 executivos e diretores da empreiteira Odebrecht. Soma-se a isso o fato de que no ano passado ele defendeu a punição de magistrados e procuradores por crime de abuso de autoridade, uma das medidas que desfigurou o pacote anticorrupção proposto pelo Ministério Público Federal e aprovado pela Câmara. Este ponto foi muito criticado pela força-tarefa da operação, que chegou a anunciar uma renúncia coletiva caso o texto fosse votado assim.

Caberá também a Serraglio lidar com a grave crise na Segurança Pública do país, que atinge vários Estados, mas que explodiu no Espírito Santo com a greve dos policiais militares. O Exército e a Força Nacional foram enviados para controlar a situação depois que os índices de violência aumentaram vertiginosamente. Em nota divulgada nesta quinta, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal afirma que Serraglio “tem como principal desafio encontrar soluções rápidas para crise de segurança pública que atinge todo o país”. Para completar o cenário, o peemedebista assume o cargo na ressaca de alguns dos maiores massacres cometidos dentro do sistema prisional brasileiro. (El País)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.