Terça-feira tem o predomínio do sol e calor em Santa Catarina

Uma massa de ar seco mantém o predomínio do sol e calor em Santa Catarina nesta terça-feira (24). A falta de chuva das últimas semanas provocou a redução do nível dos rios e deixou pelo menos quatro cidades em estado de emergência para estiagem.

As temperaturas devem subir entre o fim da manhã e a tarde, e chegam até 32°C no Oeste e no Sul. No Litoral e Vale do Itajaí alcançam 30°C no período mais quente do dia. Nas outras regiões, as máximas ficam entre 27°C e 30°C. Esquenta um pouco mais, inclusive, na Serra, que tem um amanhecer frio, como em Urupema que marcou 6°C, mas durante a tarde fica alcança 27°C.

Segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas, a expectativa é que o tempo apresente as mesmas condições até a sexta-feira (27) em todo estado.

Queimadas e estiagem

No mês de abril, por conta do calor e tempo seco foram registrados 83 focos de queimadas, maior registro nos últimos 15 anos. Entre os casos de ocorrência estão áreas no Sul e na Serra catarinense.

Outra consequência por conta do ar seco, é que rios ficam com o nível abaixo do normal. Pelo menos 11 cidades catarinenses estão em algum estágio de estiagem. Em estado de emergência para estiagem, estão rios de Concórdia e José Boiteux, no Oeste catarinense, Braço do Norte, no Sul, e São João Batista, na Grande Florianópolis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.