Treinamento de mesários na 37ª Zona Eleitoral de Capinzal inicia nesta semana

Capinzal – Inicia nesta semana o treinamento para os mesários que atuarão nas eleições de 2 de outubro nos municípios de abrangência da 37ª Zona Eleitoral de Capinzal. As primeiras turmas serão capacitadas na Câmara de Vereadores de Ouro, na próxima terça-feira, dia 06.

Na 37ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira são 536 mesários divididos em 136 sessões. Os mesários receberão orientações relativas às seções eleitorais, atendimento ao eleitor, votação, sigilo e liberdade do voto e, ainda, sobre funcionamento da urna eletrônica. Em Santa Catarina são cerca de 66 mil mesários.

O comparecimento aos treinamentos é obrigatório e a falta pode ensejar a aplicação de multa. Em média, o treinamento tem duração de duas horas. Durante a capacitação, os mesários assistem à palestra sobre as atribuições que terão no dia das eleições e, logo após, é realizado o treinamento prático nas urnas.

Na palestra, os mesários são inteirados acerca dos procedimentos no dia das eleições, da rotina do pleito, de como fazer a verificação dos equipamentos e organizar a seção. Para que não restem dúvidas, eles recebem o Manual do Mesário, contendo as principais informações sobre suas funções no dia do pleito.

No dia das eleições, os mesários devem chegar ao local de votação até 7h da manhã e conferir se todos os materiais da mesa receptora estão presentes. Logo após, é hora de verificar se a urna está funcionando de maneira correta. A zerésima, documento que comprova que nenhum voto foi registrado na urna, deve ser impressa em seguida.

A votação começa às 8h e acaba às 17h. Após término do pleito, os mesários devem imprimir o boletim de urna, retirar a mídia de resultados da urna e guardar todos os equipamentos, que serão entregues à junta eleitoral.

Os mesários são preparados também para atender os eleitores que pretendem justificar seu voto, que necessitem utilizar o áudio da urna (no caso dos deficientes visuais) e que vão votar utilizando o sistema biométrico.

Julgamento de candidaturas

O prazo para julgamento dos registros de candidaturas termina no próximo dia 12 na 37ª Zona Eleitora. Até o momento foram apresentadas duas representações eleitorais, uma em Piratuba e outra em Capinzal, ambas julgadas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.