Unoesc Capinzal oferece curso de extensão de gastronomia contemporânea

Teve início na noite desta segunda-feira (12), na Unoesc Campus de Capinzal o novo curso de extensão  “Gastronomia Contemporânea”

Sob coordenação da professora Marina da Silva Hachmann, foram abertas três turmas, com 16 vagas em cada – segundas e terças-feiras no período noturno e terças-feiras à tarde – e as inscrições se esgotaram na madrugada do dia que abriram. Já há procura para outras turmas, que certamente abrirão, para o ano de 2017.

O chef de cozinha Marcelo Caramori, dono de um conhecido restaurante de Joaçaba, é o ministrante. As aulas acontecem no Centro Social São Francisco, cada aula tem duração de 3 horas, quando os alunos recebem instruções teóricas e, em seguida, iniciam o preparo dos pratos do dia: são 4 pratos por encontro.

57 58

“Não há praticidade de uma comida industrializada que substitua um elogio à criatividade, ao sabor e à beleza de um prato bem elaborado” disse a coordenadora.

Na Grécia antiga, a palavra para “cozinheiro”, ”açougueiro” e “sacerdote” era a mesma mageiros, cuja raiz é a mesma da palavra “magia”. Talvez isso justifique o encanto que há hoje em assistir a programas de TV que tratem de culinária, e são muitos tanto na TV aberta quanto na paga; chefs de cozinha tornaram-se celebridades, conhecer o restaurante de um deles e apreciar seus pratos está na lista de desejo de muitos. É evidente o crescente interesse de homens e mulheres em aprender e pôr a mão na massa, literalmente, para cozinhar para a família e a amigos. Há quem trate o preparo de alimento como saudável terapia.

A grande procura pelo curso comprova o interesse atual por cozinhar.

55

Informações e fotos: Professora Marina da Silva Hachmann

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.