Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (17) em Capinzal

Em Capinzal a vacina estará disponível na Unidade de Saúde Central até o final da campanha. Nas Unidades de Saúde do Bairro São Cristóvão e dos Loteamentos Lar Imóveis e Parizotto, a vacina estará disponível até o dia 28 de abril. As pessoas atendidas no Loteamento São Luiz deverão se dirigir a qualquer outra unidade de saúde do município.

Importante: No período de 17 a 21 de abril a vacina estará disponível apenas para os indivíduos com 60 anos ou mais de idade e para os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. Para os demais públicos, a campanha inicia no dia 24 de abril.

No sábado, dia D, 13 de maio, todas as unidades estarão atendendo, das 08 às 17 horas.

Quem tem direito à vacina: idosos (a partir de 60 anos); crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, professores, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas: Para o grupo de portadores de doenças crônicas, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Professores: Para o grupo de professores é necessária apresentação de declaração da instituição de ensino no qual trabalha.

É necessário que todas as pessoas apresentem documento de identidade e carteira de vacinação.
A vacinação será realizada nas Unidades de Saúde do interior em data a ser agendada.

Saiba mais sobre a Gripe

A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C.

Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, o tipo A causa 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio do tipo B. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais e, também, por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas. Em geral, essas são associadas ao aumento das taxas de hospitalização e de mortes por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam doenças crônicas e fatores de risco. O vírus C raramente causa doença grave.

A transmissão ocorre principalmente em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados. O vírus é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver algumas horas em diversas superfícies tocadas frequentemente, de madeira, aço e tecidos. A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesões pulmonares, que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo.

Os sintomas, em geral, são Febre alta, Calafrios, Tosse (que pode ser seca ou com expectoração), Dor de cabeça, Dor de garganta, Cansaço,Dor muscular, Coriza.

Está gripado? Vale a pena seguir estes conselhos:

Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar; Coloque o lenço usado no lixo; Se não tiver lenço, tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, pois elas são veículos de transmissão; Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar, lavando-as imediatamente; Lave as mãos com água e sabão frequentemente, secando-as com papel toalha descartável; Evite sair de casa enquanto estiver com sintomas de gripe; Mantenha-se distante de locais com aglomerações de pessoas; Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a ingestão de líquidos.

Prevenção:

Evite ambiente onde houver aglomeração de pessoas; Mantenha os ambientes ventilados; Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal; Lave as mãos com água e sabão frequentemente. Quando não for possível, faça uso de álcool gel.

Fonte: www.gripe.sc.gov.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.