Home Últimas Notícias Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda em Santa Catarina

Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda em Santa Catarina

0
Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda em Santa Catarina

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, dia 23. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina informou que recomendou aos municípios medidas para evitar aglomerações de pessoas como forma de prevenção ao coronavírus, e que cada prefeitura adotará a própria estratégia, fazendo a imunização em locais como domicílios, praças e escolas.

A vacina contra a gripe não previne o coronavírus, mas é importante para facilitar o diagnóstico de Covid-19, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes. A campanha, que foi antecipada por causa da pandemia, vai até 22 de maio. O Dia D será em 9 de maio.

O estado está em situação de emergência por causa do coronavírus e, até a noite deste domingo, dia 22, contabilizava 68 casos confirmados da doença.

Gripe

Em Santa Catarina, o público-alvo é de 2.271.314 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. O estado deverá disponibilizar 2.570.800 doses da vacina trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B.

Uma das novidades deste ano é a inclusão de adultos de 55 a 59 anos nos grupos prioritários.

As etapas da campanha são:

▪ 1ª fase – a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

▪ 2ª fase – a partir de 16/04: professores, profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

▪ 3ª fase – a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A Secretaria de Estado da Saúde orientou aos municípios:

▪ Descentralizar a vacinação dos postos;

▪ Disponibilizar álcool em gel para uso dos profissionais da saúde e da população, e máscaras para quem tiver algum sintoma gripal;

▪ Orientar a população para que evite contato próximo enquanto aguarda na fila;

▪ Estender o horário de atendimento para que não haja aglomeração de pessoas.

(Com informações do G1)