Home Notícias Política Vereadores apelam para implantação de UTI no Hospital Nossa Senhora das Dores

Vereadores apelam para implantação de UTI no Hospital Nossa Senhora das Dores

0
Vereadores apelam para implantação de UTI no Hospital Nossa Senhora das Dores

Capinzal – Na sessão da noite desta terça-feira (09) da Câmara de Vereadores de Capinzal foi aprovada por unanimidade Moção de Apelo do Poder Legislativo para a necessidade da implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Nossa Senhora das Dores. O documento ressalta que a entidade atende aos municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba, Ipira e também Zortéa, ou seja, possui um caráter microrregional.  Conforme os vereadores, a implantação de UTI no HNSD ajudaria a desafogar o hospital de referência na região que o Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba. Confira o documento:

MOÇÃO Nº 11/2020
APELO

Senhor Presidente,
Apresentamos na forma do artigo 108 e seguintes do Regimento Interno MOÇÃO DE APELO ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Capinzal /SC, Senhor Nilvo Dorini, e também para a Secretária da Saúde do Município de Capinzal, Senhora Kamille Sartori Beal, para que se sensibilizem com a necessidade de implantação de Leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Junto ao Hospital Nossa Senhora das Dores – HNSD de Capinzal.

Justificativa:
É de conhecimento de todos que o Hospital Nossa Senhora das Dores – HNSD de Capinzal é o primeiro recurso que se busca na intervenção pela preservação da Saúde e da vida de milhares de pessoas, principalmente de seis (6) Municípios de nossa Região, sendo esses: Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba, Ipira e também Zortea.

Importante frisar que o HNSD de Capinzal fica centralizado dentre os Municípios citados, favorecendo assim para o acesso e atendimento de todos devido sua Localização. Atualmente o hospital disponibiliza de atendimentos emergências, plantões, e demais procedimentos hospitalares de baixa complexidade, sem dispor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Estamos vivendo um momento que nos oferece a maior oportunidade para se buscar os
recursos necessários para a implantação de Leitos de UTIs no Hospital de Capinzal, hoje
aproximadamente o custo para a implantação, varia dentre 200 à 250mil por leito com
manutenção diária com variações dentre 2.500 à 3mil. Frisando que o hospital dispõe da
estrutura favorável basicamente pronta, necessitando de apenas algumas adaptações, e
pensando na conclusão do centro cirúrgico aí sim pesa mais a tese de se ter uma UTI, para
que se tenha maior segurança em uma eventual necessidade de Terapia Intensiva.

Não é segredo para ninguém que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de extrema
importância para um hospital. A tendência, inclusive, é que a necessidade de leitos de UTI
aumente, sobretudo considerando o contínuo e crescente envelhecimento da população, uma categoria de maior sobrevida de pacientes portadores de doenças crônicas e degenerativas, e a epidemia de trauma da realidade contemporânea. Segundo o  levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o número de leitos de UTI – em estabelecimentos públicos ou particulares – e sua distribuição pelo Brasil traz preocupação.

Um dos dados que mais chama atenção é o fato de que somente 532 dos 5.570 municípios brasileiros (em outras palavras, menos de 10% das cidades do país) possuem leitos de UTI. Considerando a rede pública, apenas 466 desses municípios oferecem tratamento em Medicina Intensiva no país. Além disso, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Brasil possui quase 45 mil leitos de UTI.

Desses, 49% estão disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS) e 51%, para instituições privadas ou de saúde suplementar – os quais atendem apenas a 23% da população. Somos Sabedores que o Hospital Universitário Santa Terezinha – HUST de Joaçaba o mais próximo que possui UTI, não suporta o atendimento aos 54 Municípios que demandam suas necessidades para lá. O Hospital São Camilo de Concordia é outra alternativa pra nossa região que possui esse recurso, mas também já com grande demanda, e certamente a implantação de leitos de UTIs no Hospital Nossa Senhora das Dores- HNSD de Capinzal vai ser de grande valia e importância, visto que vai possibilitar descongestionar um pouco o HUST de Joaçaba agilizando a necessidade de desse  tratamento Intensivo para o Município de Capinzal e demais Municípios adjacentes citados nesse.

Nossa solicitação ao Excelentíssimo Prefeito de nosso Município, juntamente com responsável pela Secretaria da Saúde é de extrema necessidade e preocupações com a saúde de nossos munícipes visando à preservação da vida.

Nestes termos, Pede deferimento.
Capinzal SC, em 04 de junho de 2020.
Atenciosamente,

Vereadores Autores:
Renato Marcelo Markus – PDT
Presidente da Câmara
Bruno Michel Fávero – PR
Rafael Edgar Tonial – PP
Lucas Antonio Dorini – MDB
Valmor de Vargas – PSDB
Carlos Adriano Zocoli – PSDB
Kelvis Borges – PP
Gilmar Junior da Silveira – PR
Alcidir Afonso Coroneti – MDB