Vigilância Sanitária captura mais de 100 taturanas em distrito de Concórdia

Concórdia – A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de saúde de Concórdia realizou a captura de 102 taturanas no interior do município. Segundo o fiscal sanitarista, Airton Coldebella, as quatro colônias estavam em uma granja no Distrito de Santo Antônio. Agora, os insetos vão ser encaminhados para o Centro de Informações Toxicológicas da Secretaria Estadual de Saúde.

A preferência por árvores frutíferas, faz com que a ocorrência dos acidentes seja maior em pomares e/ou manuseando a vegetação. O contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos espinhos seja injetado na pessoa.

Os sintomas são a dor imediata no local atingido, sensação de queimadura, aparecimento de inchaço (edema) e íngua. (Com informações de Infobibos Informações Tecnológicas)

COMO PROCEDER – Ocorrendo o acidente, a primeira recomendação é procurar socorro médico imediato. Lavar bem o local com água corrente, fazer compressa fria com água ou gelo, não colocar sobre a “queimadura” nenhum produto químico ou orgânico (café, folhas, pasta de dente, gasolina, etc), levar algumas taturanas para a identificação da espécie, contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos espinhos seja injetado na pessoa. (Ascom)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.