Vigilância Sanitária de Capinzal orienta sobre a compra de peixes

Capinzal – A Vigilância Sanitária de Capinzal alerta os consumidores sobre os cuidados básicos na compra de peixes durante a Quaresma, época em que aumenta a procura por esses produtos. O órgão municipal também solicita aos consumidores que ajudem na fiscalização, encaminhando denúncias de irregularidades encontradas. Entre os problemas mais comuns estão alimentos com prazo de validade vencido ou armazenado de forma inadequada. Embalagens sujas, amassadas, estufadas, abertas ou com qualquer alteração não devem ser adquiridas, em razão do risco de o produto estar impróprio para consumo.

Quanto aos peixes congelados, eles devem estar em temperatura inferior a 12ºC negativos (no caso do peixe fresco, a temperatura ideal de resfriamento é 2ºC) e devem ser comercializados em bandejas contendo todas as informações relativas ao produto, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor. O produto não deve estar amolecido ou com acúmulo de líquidos (sinal que passou por processo de descongelamento), presença de gelo ou muita água, que também indica descongelamento temporário.

A compra do peixe fresco exige cuidados redobrados. É preciso observar os olhos, que devem ser salientes ocupando toda a órbita e brilhantes. A cor viva tem que estar uniforme e as escamas aderentes e brilhantes.

Outra dica para compra é observar a rigidez da carne do peixe, que deve estar flexível e macia, porém firme. As guelras também precisam estar róseas ou vermelhas vivas. “Caso apresente características anormais como líquidos, odores, cores e texturas diferenciados, é provável que o produto esteja com a qualidade comprometida”, alerta.

Em relação ao bacalhau, o importante é descartar as peças com partes amolecidas e que possuam manchas escuras ou avermelhadas. O local de venda deve ser limpo e organizado e o produto deverá estar bem seco, não apresentar mofo, limosidade superficial ou odor desagradável.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.