Home Notícias Geral Novo ensino médio será ofertado em 16 escolas catarinenses, incluindo Capinzal

Novo ensino médio será ofertado em 16 escolas catarinenses, incluindo Capinzal

0
Novo ensino médio será ofertado em 16 escolas catarinenses, incluindo Capinzal

Estado – A partir de 2017, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Natura começam a levar para a rede estadual de ensino uma proposta de educação integral que está transformando o ensino médio e apresentando excelentes resultados no Rio de Janeiro. No próximo ano letivo, 16 escolas da rede estadual terão aulas em período integral por quatro dias na semana.

 A proposta de ensino médio integral desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna visa mais do que a expansão do tempo em sala. O objetivo é ensinar com excelência os conteúdos das disciplinas (português, matemática, história, geografia etc.) e, simultaneamente, desenvolver valores e competências essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional. Por meio de novas metodologias de ensino, os jovens adquirem competências altamente valorizadas no mundo atual, como Resolução de Problemas, Responsabilidade, Comunicação e Criatividade.

 Nessa proposta, o desenvolvimento de capacidades se dá de forma integrada à aquisição de conhecimentos e por meio de aulas e projetos motivadores, nas quais os jovens são desafiados a encarar questões do mundo real e a colocar em prática as habilidades que terão que usar fora da escola. No Projeto de Vida, um dos componentes da proposta, os jovens têm a oportunidade de pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.

 “Aderimos ao edital do MEC e trabalhamos com as Gerências Regionais de Educação e com os diretores das escolas para adesão deles a essa nova experiência. Vamos iniciar com 16 escolas com a ideia de aumentar este número nos próximos anos. O trabalho apresenta bons resultados e é isso que queremos para a educação catarinense”, comenta o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

A proposta de Ensino Médio Integral já vem sendo desenvolvida com sucesso no Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro, onde é aplicada há quatro anos. Nesse período, o número de alunos com bons resultados em matemática foi 10 vezes maior que nas outras escolas da rede. Em português, o número foi 4 vezes maior. Pelos altos níveis de aprendizagem, o Colégio se destacou entre as melhores escolas públicas no Enem 2016, sendo o primeiro colocado entre as escolas de mesmo nível socioeconômico.

 

Para a diretora de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Marilene da Silva Pacheco, entre os principais benefícios para escola está desenvolver uma proposta inovadora que integra as áreas de conhecimento e permita maior interação entre professor e aluno, professor e professor, aluno e aluno.

 “As escolas receberam o programa de maneira desafiadora, com uma matriz diferenciada que exige um empenho e comprometimento de toda equipe escolar. O Programa gerou algumas expectativas e dúvidas, mas conquistou o espaço nas 16 escolas que aderiram ao Programa e estão dispostas a envidar esforços para a implementação do Programa”, destacou.