Home Notícias Política Dos 16 deputados catarinenses apenas um votou pela retirada do Coaf do Ministério da Justiça

Dos 16 deputados catarinenses apenas um votou pela retirada do Coaf do Ministério da Justiça

0
Dos 16 deputados catarinenses apenas um votou pela retirada do Coaf do Ministério da Justiça

Dos 16 deputados federais catarinenses, somente um votou pela retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Coaf, da estrutura do Ministério de Justiça e Segurança Pública, de Sérgio Moro.

A proposta do governo era colocar a estrutura dentro da pasta como forma de acelerar as investigações de corrupção. Pedro Uczai foi o único parlamentar de Santa Catarina que optou pelo “não”.

Os deputados Rogério Peninha Mendonça do MDB, aliado do presidente Jair Bolsonaro, e Angela Amin do PP, não participaram da votação.

Carlos Bolsonaro, filho do presidente da República, cobrou Peninha pelo Twitter: “Deputado Peninha não votou para manter COAF no Ministério da Justiça? Dessa eu não sabia!”.

A opção era pela derrubada da proposta original do governo de levar o Coaf do ministério da Economia para a Justiça e Segurança Pública. Quem votou “sim” concordou com o texto enviado pelo Executivo. Durante a votação, o PT havia orientado seus parlamentares a votar pelo “não”.

A reportagem da Peperi entrevistou o deputado federal Pedro Uczai e ele explicou que todos os países desenvolvidos do mundo têm o Coaf vinculado ao Ministério da Economia. Além disso, Uczai disse que o órgão controla a movimentação financeira e pessoas e empresas e por isso não deve ser levado para o Ministério da Justiça. O petista também afirmou que o debate está “falseado” e o governo quer, na verdade, diminuir a fiscalização sobre os grandes sonegadores da previdência.

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA.

Veja abaixo os votos dos catarinenses:

Carlos Chiodini (MDB) – Sim

Carmen Zanotto (Cidadania) – Sim

Caroline de Toni (PSL) – Sim

Celso Maldaner (MDB) – Sim

Coronel Armando (PSL) – Sim

Daniel Freitas (PSL) – Sim

Darci de Matos (PSD) – Sim

Fabio Schiochet (PSL) – Sim

Geovania de Sá (PSDB) – Sim

Gilson Marques (NOVO) – Sim

Hélio Costa (PRB) – Sim

Pedro Uczai (PT) – Não

Ricardo Guidi (PSD) – Sim

Rodrigo Coelho (PSB) – Sim

Fonte:  NSC