Home Notícias Segurança Onda de furtos preocupa população de Catanduvas; cidade está com um PM atuando por turno

Onda de furtos preocupa população de Catanduvas; cidade está com um PM atuando por turno

0
Onda de furtos preocupa população de Catanduvas; cidade está com um PM atuando por turno

Catanduvas – A população de Catanduvas está preocupada com a onda de furtos que assola a cidade desde semana passada. Nas últimas horas foram vários registros do crime contra estabelecimentos comerciais e também residências. Em uma das ações, contra uma empresa da cidade, os ladrões conseguiram levar R$ 8 mil em espécie.

Após apelos de comerciantes os vereadores de Catanduvas se reuniram na manhã desta segunda-feira (20) para analisar possibilidades de o Legislativo ajudar a combater essa situação.

Os vereadores ressaltaram a quantidade de ofícios que foram enviados para diversas autoridades visando buscar mais efetivos policiais e frisaram que a questão de mais policiais é de obrigação do governo estadual. Somente no ano de 2016 foram enviados ofícios para o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, para o secretário de Segurança Pública do Estado, para o secretário regional da SDR de Joaçaba e para o comando do 26º Batalhão da Polícia Militar de Herval D’Oeste.

Após conversas, os vereadores decidiram encaminhar outros ofícios para as autoridades solicitando mais reforço policial e estão estudando a possibilidade de pedir ao delegado regional para que uma equipe seja enviada para ajudar nas investigações, além de se reunirem com o Executivo para buscar maneiras de acabar com o recente caos instalado na cidade.

A Polícia Militar de Catanduvas conta, atualmente, com seis policiais no destacamento, sendo que um está de férias, outro fazendo a parte administrativa e os outros quatro se revezam na escala de patrulhamento, contanto, apenas um atua por turno. O sétimo policial que atua no destacamento faz curso para sargento em Florianópolis.

O destacamento da PM de Catanduvas ainda, há um bom tempo, auxilia em ocorrências mais sérias nos municípios de Jaborá e Vargem Bonita, que pertencem à comarca e, quando isso acontece, Catanduvas fica temporariamente sem nenhum policial militar para atender as ocorrências no município de pouco mais de 10 mil habitantes.

Na Polícia Civil, seis policiais atuam na delegacia da comarca de Catanduvas. De acordo com o delegado da comarca, André Cembranelli, o trabalho investigativo está em curso. Ele destaca que as câmeras de segurança já estão ajudando no trabalho da polícia.

“Realmente a gente está apurando, a oitiva de todas as vítimas, elas vão ser feitas hoje, o IGP foi acionado, tem um inquérito policial instaurado para apurar, uma vez que os fatos podem ter conexão, ter sido praticados pelos mesmos autores”, explica.

Cembranelli reitera que, da parte da Polícia Civil, é o que está sendo feito. “O que realmente acaba atrapalhando e trazendo essa sensação de insegurança é que, tem dias que tem um policial militar na cidade e que a orientação do comando é não atender ocorrências sozinho”.

Por fim, o delegado de polícia enfatiza que o trabalho investigativo está sendo feito. “Catanduvas é uma cidade tranquila, só que desde quinta-feira que tem esta anormalidade, mas os órgãos de segurança estão trabalhando para prender esse pessoal”, tranquiliza.