Home Notícias Segurança Pré-lista destina dois novos policiais para atuar na 2ª Cia de Capinzal

Pré-lista destina dois novos policiais para atuar na 2ª Cia de Capinzal

0
Pré-lista destina dois novos policiais para atuar na 2ª Cia de Capinzal
Foto: Cristiano Mortari/Arquivo

Capinzal – Dois novos policiais poderão ser destinados para a 2ª Companhia de Polícia Militar de Capinzal. A expectativa tem por base uma pré-lista formatada na distribuição do efetivo que contempla a 10ª Região de Polícia Militar (RPM) com sede em Joaçaba e que abrange os batalhões de Herval d’ Oeste e Caçador.

A secretaria de estado da Segurança Pública destinou 25 policiais para a 10ª RPM, sendo dez para o 26º BPM de Herval d’ Oeste e 15 para o 15º BPM de Caçador.

Os militares que poderão integrar a 2ª Companhia seriam distribuídos em um para Capinzal e outro para Lacerdópolis. Nesse último a PM conta com quatro policiais, sendo que um está em processo de aposentadoria. Em agosto de 2014 a 2ª Cia recebeu o reforço de oito policiais femininas.

Formatura

A Polícia Militar de Santa Catarina realiza a partir desta semana as cerimônias de formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSd 2016). A corporação vai formar 695 novos soldados que serão distribuídos pelo Estado. Na Capital, o evento acontece nesta quinta-feira, 15, às 20h, no Centro de Ensino da Polícia Militar, na Trindade, com a presença do governador Raimundo Colombo.

Serão formados 373 novos soldados que participaram do CFSd no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). No mesmo dia, em Criciúma, às 10h, serão formados 61 soldados.

Também correrão solenidades na sexta-feira, 16, em Blumenau, às 10h (59 formandos), e em Chapecó, às 17h (56 formandos). No dia 19, as solenidades serão realizadas em Joinville, às 9h30 (58 formandos), e Lages, às 17h (29 formandos). Já em Balneário Camboriú, serão formados 59 novos soldados na terça-feira, 20, às 18h.

O CFSd 2016 teve duração de sete meses, com carga horária de 1.204 horas/aulas e 45 horas de estágio, com disciplinas na área de direito, tiro policial, ordem unida, educação física militar, defesa pessoal e técnicas de polícia ostensiva, entre outras.

A turma de formandos leva o nome do soldado Vinícius Alexandre Gonçalves, que faleceu no dia 16 de setembro de 2016, na Capital, quando fazia policiamento na comunidade Morro do Horácio, no Bairro Agronômica. A guarnição composta pelo soldado Alexandre foi recebida a tiros, e ele foi atingido por um dos disparos.

Os novos soldados vão atuar nas 11 regiões operacionais da Polícia Militar, em 31 municípios catarinenses. Eles foram distribuídos pelos batalhões seguindo critérios técnicos e objetivos, que levaram em conta os índices criminais da região, efetivo existente na unidade e a relação número de habitantes por policial militar. Os soldados poderão ser remanejados para outras cidades atendidas pelo batalhão.