Home Notícias Segurança SSP coordena curso de preservação de local de crimes para servidores

SSP coordena curso de preservação de local de crimes para servidores

0
SSP coordena curso de preservação de local de crimes para servidores

Estado – Durante dois dias, policiais militares e civis, além de bombeiros militares, passaram por um curso de preservação de local de crimes, coordenado pela Diretoria de Formação e Capacitação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e ministrado por peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP), em Florianópolis. A iniciativa deve ser ampliada para outras regiões catarinenses até o fim do ano.

Divididos em partes teórica e prática, o curso com 16 horas tem o objetivo de agilizar as investigações, além de trazer um resultado fiel, tanto no laudo pericial, quanto à investigação, ao que aconteceu no momento do crime.

“Essa capacitação busca envolver, principalmente, os profissionais que estão na ponta, para que a abordagem sem a alteração no local de crime possa render investigações fidedignas. Além de mais segurança para as decisões judiciárias, também ajuda na economia de recursos, evitando um retrabalho, como no caso de uma reconstituição, por exemplo”, explica o diretor de Formação e Capacitação, coronel da reserva da Polícia Militar José Aroldo Schlichting.

As aulas foram ministradas pelos peritos Rogério Tocantins e Gelso Luiz Borba Júnior, no Centro de Ensino Bombeiro Militar. A parte prática contou com simulação de ocorrências reais. “Este curso não se destina apenas aos profissionais que estão iniciando nas corporações de segurança, mas também àqueles ativos há alguns anos, como uma forma de reciclagem”, pontua o diretor.

Durante a parte prática, Tocantins destacou a importância de cursos como este para a integração do atendimento, meta do governador Moisés para a Segurança Pública. “Pude perceber, durante a aula, que cada instituição tem um foco específico durante uma abordagem, por isso esse curso envolvendo instituições diferentes torna a troca ainda mais válida”, disse.