Home Notícias Geral Bancários encerram greve e atendimento deverá voltar ao normal nesta sexta

Bancários encerram greve e atendimento deverá voltar ao normal nesta sexta

0
Bancários encerram greve e atendimento deverá voltar ao normal nesta sexta

Os bancários em greve nas regiões de Criciúma, no Sul catarinense, de Chapecó, no Oeste do estado, de Joinville, no Norte, e Florianópolis decidiram na tarde desta quinta-feira (6) encerrar a paralisação.

“A proposta aceita tem dois blocos: um é de aumento de 8%, R$ 3,5 mil de abono, 10% de aumento no vale alimentação e 15% na cesta alimentação. O segundo bloco é o acordo coletivo de trabalho por dois anos, que antes era anual, e em 2017, reajuste pela variação do INPC e mais 1% de aumento real”, diz Valdemar Bruno da Luz Filho, presidente do Sindicato dos bancários de Joinville e região (Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário de Barra do Sul e Barra Velha).

Segundo Edegar Generoso, presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma e região, na sexta-feira (7) o atendimento será normal em Criciúma e outras nove cidades próximas. “Conseguimos acordo por dois anos. No segundo ano, 1% de reajuste acima da inflação e, este ano, 8% e mais R$ 3,5 mil de abono”, detalhou Edegar.

No Oeste catarinense, os sindicatos também decidiram pelo fim da greve. Segundo Luiz Angelo Coan, presidente do sindicato dos bancários 45 munícipios, entre eles Chapecó e Xanxerê, o atendimento será normalizado na sexta.

“Tivemos aprovação da proposta da Fenaban e das propostas especificas da Caixa e do Banco do Brasil. Em São Miguel do Oeste, Joaçaba e Concórdia também encerraram a greve”, afirmou Coan.

O Sindicato dos Bancários de Florianópolis e região também decidiu pelo fim da greve após aprovação de propostas da Fenaban, do Banco do Brasil e da Caixa, segundo o secretário de comunicação Luiz Toniolo. O sindicato é responsável por mais de 20 cidades, incluindo São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Garopaba e Urubici.

Fonte: G1 SC