Biblioteca Pública Municipal de Capinzal completa 67 anos nesta segunda-feira

A Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande completa 67 anos nesta segunda-feira (11) e, segundo a bibliotecária Beloni Natziuk, a procura por livros não diminui mesmo com o avanço da tecnologia, “Quem gosta de ler procura livros”, coloca a bibliotecária. Na tarde desta segunda-feira, será realizada uma atividade comemorativa às 16h e toda a comunidade está convidada a participar.

Outra novidade da biblioteca é a tenda para contação de histórias, que é um espaço lúdico para crianças e apreciadores de histórias infantis. A atividade acontece na terça (12) e quarta-feira (13) às 15h.

História da Biblioteca

Espaço importante na formação cultural e intelectual da cidade, a Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande começou sua trajetória em 11 de junho de 1951, data de sua criação por iniciativa do então Vereador Rolindo Casagrande, o qual aspirava à criação de um centro que proporcionasse a toda comunidade capinzalense acesso à leitura e, consequentemente diminuição da desigualdade no acesso à informação. Este assumiu o cargo de Prefeito Municipal de Capinzal durante o licenciamento do então Prefeito Silvio Santos. A Biblioteca Municipal recebeu o nome do atuante vereador, função pública que exerceu com dedicação e visão política e administrativa.

Com o passar dos anos e o surgimento de meios tecnológicos de obtenção e circulação de informação e conhecimento, é ainda nos livros que temos o instrumento fundamental e insubstituível de transmissão do conhecimento acumulado pela humanidade. A Biblioteca é um símbolo poderoso daquilo que entendemos como cultura.

Ainda seguindo o pensamento de Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros” – a Biblioteca Pública tem uma função social na disseminação da cultura. Atualmente, quase 5 mil usuários estão cadastrados no sistema da instituição, aptos a usufruírem do acervo de mais de 16.922 exemplares digitalizados, que inclui grandes clássicos da literatura nacional e internacional, lançamentos recentes e livros de áreas técnicas e acadêmicas específicas. No decorrer dos anos acompanhou também a evolução tecnológica e hoje está equipada com 11 computadores para pesquisa, sob a coordenação da servidora Ana Paula Savaris, responsável pelo atendimento do Telecentro, em anexo a biblioteca.

A bibliotecária Beloni Natziuk, e as servidoras Ieda Aparecida Gramázio e Roseli Haus Mathana são responsáveis pelo atendimento em média de quase 2000 usuários mensais, bem como a manutenção do acervo existente.

Atendimento

A biblioteca está situada no andar térreo do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, onde atende de segunda a sexta-feira, das 7h e 30min. às 11h e 30min e das 12h e 15min às 18h e 15min. A Bilbioteca Pública Municipal Rolindo Casagrande oferece um ambiente agradável e espaçoso bem como amplo estacionamento para todos os seus frequentadores.

A secretária da Educação, Cultura e Esportes, lembra que a Biblioteca Municipal pode ser frequentada gratuitamente por toda a comunidade, e reforça o convite para que a população compareça ao local para efetuar o cadastro. Para a abertura de um novo cadastro é necessário apresentar cópias de documento com foto e de comprovante de residência, além de uma fotografia 3 x 4, menores de 16 anos devem comparecer com um responsável.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.