Home Notícias Política Câmara aprova suspensão de metas de hospitais filantrópicos que prestam serviços ao SUS

Câmara aprova suspensão de metas de hospitais filantrópicos que prestam serviços ao SUS

0
Câmara aprova suspensão de metas de hospitais filantrópicos que prestam serviços ao SUS

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (26) a suspensão, por 120 dias, a contar de 1º de março, da obrigatoriedade de hospitais filantrópicos de cumprirem metas quantitativas e qualitativas contratadas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em troca de isenção de impostos, essas unidades de saúde precisam prestar serviços de saúde como consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade (cirurgias, por exemplo) ao SUS.

No entanto, por causa da crise provocada pela pandemia de coronavírus, esses hospitais não conseguirão atingir as metas de quantidade e qualidade para que as mantenedoras possam contar com a isenção.

Adicional de insalubridade
Outra proposta aprovada pelos parlamentares garantiu um adicional de insalubridade para trabalhadores de serviços essenciais ao combate a epidemias em casos de calamidade pública.

O texto prevê que profissionais da área de saúde, segurança pública, vigilância sanitária, corpo de bombeiros e limpeza urbana no combate de epidemias devem receber o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo, o equivalente a 40% do salário mínimo da região (R$ 418). (Agência Brasil)