Home Plantão Exportação de carne suína para Coreia do Sul deve começar em 2017

Exportação de carne suína para Coreia do Sul deve começar em 2017

0
Exportação de carne suína para Coreia do Sul deve começar em 2017

SC – Carne suína produzida em Santa Catarina deverá entrar no mercado sul-coreano no próximo ano. Segundo o vice-ministro da Agricultura da Coreia do Sul, Lee Jun-won, o processo de aprovação para importação da carne suína de Santa Catarina será concluído no início de 2017, quando técnicos do governo sul-coreano virão ao Estado para visitas técnicas aos frigoríficos. A expectativa é de que Santa Catarina venda pelo menos 30 mil toneladas de carne suína por ano para a Coreia do Sul.

Com 50 milhões de consumidores, o mercado sul-coreano é uma importante conquista para o agronegócio catarinense. O secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, explica que as negociações para exportação de carne suína para Coreia do Sul são feitas há 10 anos e que o status sanitário diferenciado de Santa Catarina foi decisivo para a abertura do mercado.

“O esforço dos produtores, setor público e iniciativa privada na busca da excelência sanitária está gerando frutos. A conquista de mercados competitivos prova que o nosso status sanitário diferenciado e a qualidade dos produtos trazem resultados efetivos, principalmente com a receita de nossas exportações”, ressalta.

Das oito etapas de negociações, seis delas já foram cumpridas. E a visita do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, à Coreia do Sul deu início à sétima fase, que é a aprovação pelo Congresso Sul-Coreano. “Creio que em dois meses teremos terminado esta fase e poderemos entrar na última etapa deste processo, que é a visita técnica aos frigoríficos brasileiros”, previu o vice-ministro Lee Jun-won.

De acordo com o ministro Blairo Maggi, esta sétima etapa deve ser concluída ainda este ano. “O Governo e os produtores de Santa Catarina têm de manter a pressão, porque esta penúltima etapa deve estar concluída em novembro. E, quanto mais cedo os coreanos fizerem a visita técnica, mais rápido colocaremos nossa carne suína no mercado coreano”.