Home Notícias Política Jean Wyllys renuncia mandato e deixa o Brasil após ser ameaçado de morte

Jean Wyllys renuncia mandato e deixa o Brasil após ser ameaçado de morte

0
Jean Wyllys renuncia mandato e deixa o Brasil após ser ameaçado de morte

Brasil – O deputado federal Jean Wyllys (PSol) anunciou nesta quinta-feira (24/1) que está abandonando o mandato no Congresso Nacional após sofrer graves ameças de morte. O parlamentar publicou nas redes sociais uma mensagem, agradecendo aos seguidores, e dizendo que manter-se vivo “também é uma forma de resistência”. Jean deixará o Brasil sem data de retorno.

O parlamentar está sob escolta da polícia desde o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol), no Rio de Janeiro. Eleito com 24 mil votos para o terceiro mandato, Jean já está no exterior, de férias, e disse que não pretende retornar ao Brasil.
Além de ameaças feitas por grupos de milicianos, o parlamentar também é alvo de grupos conservadores, que o atacam pelas redes sociais diariamente. O político também é um dos maiores alvos de notícias falsas espalhadas pela internet.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Jean disse que a eleição do presidente Jair Bolsonaro em si não foi a causa principal da desistência. Mas, sim, o aumento do nível de violência. “Não foi a eleição dele em si. Foi o nível de violência que aumentou após a eleição dele. Para se ter uma ideia, uma travesti teve o coração arrancado agora há pouco. E o cara [o assassino] botou uma imagem de uma santa no lugar”, disse.
Perguntando pelo jornal sobre o local de destino, Jean Wyllys não quis contar onde está nem para onde vai. “Eu não vou falar onde estou. Eu acho que vou até dizer que vou para Cuba [ironiza]. Eu sou professor, dou aula. Eu escrevo, tenho um livro para terminar. Eu vou recompor minha vida. Eu vou estudar, quero fazer um doutorado.”  (Correio Braziliense)