Home Notícias Política Justiça requer informações sobre acesso a sistema confidencial que teria sido utilizado com fim eleitoral

Justiça requer informações sobre acesso a sistema confidencial que teria sido utilizado com fim eleitoral

0
Justiça requer informações sobre acesso a sistema confidencial que teria sido utilizado com fim eleitoral

Capinzal – O juiz da 37ª Zona Eleitoral de Capinzal, Fernando Rodrigo Busarello, determinou que a CIRETRAN – Circunscrição Regional de Trânsito – apresente o “log” de registro de acesso ao sistema que permite a consulta dos usuários da unidade de Capinzal desde 1º de julho deste ano  e que informe se é possível a busca dos dados de usuários apenas com base no município.

A medida faz parte da ação de investigação judicial eleitoral aberta após representação da coligação “A Força das Novas Ideias” contra o candidato a vereador pelo PMDB em Capinzal, Antônio Moacir Becher (Neguinho).

O despacho do magistrado foi proferido em audiência com o próprio candidato e com um eleitor arrolado no processo. Becher é acusado de utilizar dados de sistema público confidencial em proveito próprio. O candidato teria enviado propaganda pelo aplicado WhatsApp, cujo número teria sido viabilizado através do acesso ao sistema do Ciretran, situação esta que foi denunciada pela coligação “A Força das Novas Ideias” – DEM, PP, PPS, PSDB, PV, PSD, PCdoB, PSB e PT.

Conforme a denúncia, o candidato teria tido acesso a números telefônicos e enviado propaganda eleitoral de sua candidatura (santinho) através do aplicativo WhatApp. Os advogados da coligação representante argumentam que o candidato se aproveitou desses dados para divulgar sua candidatura a eleitores.

A defesa do peemedebista assevera que não houve benefício próprio das informações por parte do candidato.