Número de ações trabalhistas no primeiro trimestre de 2018 caem comparados a 2017

O número de ações trabalhistas na Justiça do Trabalho catarinense caiu na comparação entre os primeiros três meses de 2018 e o mesmo período de 2017. Essa também é a realidade nas três cidades de Santa Catarina com mais quantidade desse tipo de ação: Florianópolis, Joinville, no Norte, e Itajaí.

De janeiro a março do ano passado, foram recebidas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina 23.157 ações. No mesmo período de 2018, foram 13.073. Acompanhando essa situação estadual, Florianópolis teve queda de 43,5% no número de ações, Joinville de 52,8%, e Itajaí, de 33%.

Reforma trabalhista

Especialistas associam essa redução à reforma trabalhista que passou a valer em novembro do ano passado. Eles dizem que ela ainda gera insegurança jurídica porque tem ações de inconstitucionalidade da lei a serem julgadas e súmulas a serem revisadas, então os advogados estão mais cautelosos.

Uma das mudanças da reforma trabalhista prevê que quem perde a ação pode ter de pagar os honorários, até 15% do valor estipulado para a causa em questão. (G1)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.