Home Notícias Região Oitenta animais são abandonados em condições precárias no município de Fraiburgo

Oitenta animais são abandonados em condições precárias no município de Fraiburgo

0
Oitenta animais são abandonados em condições precárias no município de Fraiburgo

Fraiburgo – Cerca de 80 animais foram abandonados por uma cuidadora em Fraiburgo. O caso chegou ao conhecimento de entidades de proteção animal no sábado (20) pela manhã que, imediatamente, foi ao local com auxílio da Polícia Militar a fim de acompanhar a situação de perto. De acordo com Karine Kiatkoski, da Ong Causa Animal de Videira, a mulher que cuidava dos animais foi identificada. Ela teria alugado o sítio há um ano e acabou abandonando-os. “Estavam sozinhos, sem comida, água, tinha animal morto, tem animais deficientes, cadelas no cio, animais machucados, as pulgas tomaram conta do local e havia fezes por toda parte”, lamenta.

A Ong mobilizou a entidade de proteção em Fraiburgo para ajudar os cães. Conforme Kiatkoski, a cuidadora teria saído do sítio e levado com ela outros 20 animais. O caso foi levado até o Ministério Público pelas ONGs locais. Ao todo são 65 cães e 15 gatos abandonados. Eles estão em um imóvel alugado e o proprietário alega que o imóvel foi alugado até o dia 10 de fevereiro e, após esse período, não quer mais os animais lá. ONGs de proteção animal solicitam ajuda com ração, produtos de limpeza, sacos de lixo, medicamentos, vermífugos e adoções.

“A sociedade aguarda o desfecho da situação pela justiça visto que ninguém tem estrutura para assumir 80 animais do dia para noite”, comenta Kiatkoski. Ela conta que foram encontrados animais em estado de decomposição e um que estava morto devido às brigas ocasionadas pelo grande número de bichos disputando comida e espaço. A cuidadora teria se mudado para um município vizinho e não se sabe o paradeiro dela.

Um boletim de ocorrência será registrado na delegacia de polícia. “A causa animal não tem para onde levar e nem como fornecer ração para todos esses animais. Estamos devendo R$ 10 mil no veterinário. A ‘acumuladora’ será responsabilizada pelo abandono dos 80 animais”, adianta. Com a ajuda da ONG de Fraiburgo e de protetores independentes os animais receberam alimentação e limpeza.

As ONGs querem que o Poder Público também se mobilize e ajude a encontrar uma solução para o caso.

As entidades de proteção precisam de:

Sacos de lixo de 50 litros e 100 litros
Desinfetante
Sabão em pó ou detergente
Panos, cobertas
Antipulgas
Vermífugo
Vassoura
Rodo

Além disso, são necessários voluntários para ajudar na alimentação diária até sair a sentença judicial, bem como adotantes para os animais que são de portes pequeno, médio e grande. Dois veterinários doaram todas as castrações dos animais, assim todos serão castrados.

Pontos de coleta de doações:
Videira

Gazzi papelaria, Love Pet Pet shop, Dona Coruja próximo ao Hospital Divino Salvador, Joava Agropecuária.

Fraiburgo

Laboratório Fleming, Clínicão Clínica Veterinária, Afoamo Fraiburgo, Margarida Schikorski, Roberta Minatto.

Uma “vakinha” online foi criada para arrecadar recursos para o tratamento dos animais abandonados. Para contribuir basta acessar o link abaixo e preencher o formulário eletrônico com os dados pessoais.

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/80-caes-abandonados-pela-acumuladora?utm_campaign=facebook&amp%3Butm_content=261089&amp%3Butm_medium=button&amp%3Butm_source=VkCreated

Quem quiser fazer doação através de depósito bancário, pode efetuar pela conta da ONG no Banco do Brasil, C/C 34476-1, agência 0403-0 em nome da Causa Animal Videira (CNPJ 18.917.580/0001-41).