Polícia Civil de SC participa de reunião nacional de estratégia de combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil participa da XVII Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA 2020, em Belo Horizonte (MG). Quem representa a instituição é o diretor-adjunto da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), delegado Rodrigo Schneider.

“A nossa participação possibilita ter uma visão macro do que está acontecendo no campo da lavagem de dinheiro e do combate à corrupção, além da integração entre as instituições. Isso também vai ao encontro da criação em Santa Catarina das delegacias de combate à corrupção”, destaca o diretor-adjunto. Segundo Schneider, o Estado de SC já participa há alguns anos da ENCCLA, em que se discutem ações que serão levadas a efeito em um ano e que podem se transformar, por exemplo, em alteração legislativa e em integração de banco de dados.

“É uma importância ímpar, pois também há integração entre as diversas instituições que atuam no combate à corrupção e lavagem de dinheiro”, completa. A Polícia Civil de Santa Catarina foi colaboradora em 2019 da Ação 11 da ENCCLA, que visava o fortalecimento das Polícias Civis na investigação de crimes de lavagem de dinheiro.

WhatsApp Image 2019 11 19 at 14.11.46 1

Nas reuniões iniciais, esta semana, foram apresentados os resultados e produtos construídos e implementados ao longo de 2019 pelas instituições que integram a coalizão contra o crime. Estas frentes priorizam a inteligência digital na análise de dados e projetos de lei contra a lavagem de dinheiro e o desvio de recursos públicos. Ao longo da semana, os participantes definirão também as metas para 2020 nas plenárias e nas interlocuções em grupos de trabalho.

Instituída em 2003 sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a ENCCLA é formada por mais de 90 entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal, estadual e municipal. Também integram os Ministérios Públicos e associações que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.