Home Notícias Segurança Policial Militar recebe homenagem por resgate de mãe e filho, no Oeste

Policial Militar recebe homenagem por resgate de mãe e filho, no Oeste

0
Policial Militar recebe homenagem por resgate de mãe e filho, no Oeste
Foto: Bruno Pace Dori/Diário do Iguaçu

Chapecó – Era fim de tarde do dia 30 de abril de 2014 quando o cabo da Polícia Militar Wendel Silveira de Ávila seguia para casa. O dia tinha sido tumultuado em Chapecó, porque uma forte chuva atingia a cidade, quando foram contabilizados 217 mm em apenas 18 horas, o que deixou várias partes da cidade debaixo d’água.

Mas no caminho para casa, o policial – que estava de folga – se deparou com uma cena que exigiu uma decisão difícil, mas que precisava ser rapidamente tomada.

Mãe e filho estavam ilhados em meio a um riacho, com mais de quatro metros de profundidade, que havia transbordado rapidamente e corriam o sério risco de serem arrastados pela correnteza. Eles estavam sobre um pequeno monte de terra, que já estava sendo alcançado pela água.

O policial, então, entrou em meio a correnteza e, usando um pedaço de galho para ajudar a se segurar, foi até a criança, de 11 anos, colocou o menino nas costas e cruzou o riacho transbordado, levando-o até local seguro. Depois, fez o mesmo caminho para buscar a mãe. Os dois foram deixados em segurança.

O ato, que salvou a vida de mãe e filho, teve um custo. Por entrar na água contaminada, o policial acabou contraindo Leptospirose e Hantavirose e precisou ser hospitalizado em estado grave e correndo risco de morte. Ele passou ao menos sete dias internado e mais 60 dias monitorado até se recuperar completamente.

Moção de aplauso por ato de bravura

Cinco anos após o resgate, na manhã desta sexta-feira (5), o policial que há 17 anos veste a farda da Polícia Militar, recebeu uma moção de aplauso por ato de bravura das mãos do deputado Estadual Maurício Eskudlark.

A homenagem foi entregue durante um encontro do Fórum Parlamentar Catarinense em Chapecó, diante de autoridades estaduais, Federais e da vice-governadora, Daniela Reinehr. O comandante do 2ºBPM, Ricardo Alves da Silva, também acompanhou o ato.

“Eu fiquei sabendo apenas ontem da moção. Fui ainda meio sem entender. Mas foi muito emocionante receber essa moção, tanto para mim quanto para minha família, que me viram doente depois do resgate. Já atendi várias ocorrências, mas sempre que envolve crianças, mulheres, idosos, elas marcam mais”, conta.

A moção foi entregue pelo deputado Eskudlark, autor do projeto. “Mãe filho estavam em local de risco, inclusive com produtos insalubres. Esse fato foi reconhecido, foi feita a moção de aplauso por ato de bravura pela Assembleia e aprovado por unanimidade”, destacou o deputado no momento da entrega. (Reportagem Diário do Iguaçu)