Voo pela vida: Realizada captação de órgãos de jovem vítima de acidente em Lacerdópolis – fotos e vídeos

Joaçaba – Terminou no início da manhã desta terça-feira (22) a captação de órgãos do corpo do jovem Marcelo Dalla Nora, 23 anos, vítima de acidente de trânsito ocorrido na manhã do último dia 16 no interior de Lacerdópolis. O primeiro avião a chegar a Joaçaba em condições adversas de temperatura trazendo uma equipe médica foi um Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu da base aérea de Canoas/RS. Porém, devido aos fortes ventos, o piloto não conseguiu pousar no aeroporto Santa Terezinha de Joaçaba, no início da madrugada. Por três vezes a aeronave arremeteu e precisou seguir até Chapecó onde fez o reabastecimento.

Em seguida, um táxi aéreo da empresa Hércules que saiu de Navegantes, no litoral do estado, também chegou a Joaçaba com outra equipe médica. O avião conseguiu pousar com tranquilidade devido ao sistema de balizamento que permite operações de voo também durante a noite. A equipe médica estava incumbida de captar fígado e rins, procedimento que segundo um dos médicos levaria em torno de quatro horas para ser concluído.

Clique aqui para assistir à chegada da aeronave

Uma caminhonete aguardava para fazer o transporte até o HUST. Cerca de uma hora depois chegou o segundo avião da FAB. Os militares partiram de Guarulhos/SP, fizeram escala em Curitiba/PR onde foi apanhada a equipe médica e rumaram para Joaçaba. O vento era intenso, mas em três tentativas o piloto conseguiu pousar. Os médicos iriam captar o coração, procedimento que levaria entre uma hora e uma hora e meia.

Clique aqui para assistir à chegada do segundo avião

Na chegada, a reportagem do Michel Teixeira Notícias conversou com o 2º tenente Dereck Nogueira. Ele contou um pouco sobre sua experiência de três anos em missões de captação de órgãos país afora e enalteceu a atitude da família que, mesmo num momento de dor, praticou um gesto nobre para ajudar outras pessoas:

Clique aqui para assistir ao vídeo

O terceiro avião da FAB que estava em Chapecó rumou a Joaçaba. O vento oscilava, hora era intenso, hora perdia força. No entanto, na chegada a Joaçaba o piloto tentou pousar, mas anunciou que iria retornar para o RS, pois, segundo ele, não havia condições de chegar ao solo.

A morte cerebral

Marcelo Dalla Nora teve a morte cerebral confirmada no início da tarde desta segunda-feira (21). O acidente ocorreu por volta das 7h15min em uma estrada da localidade de Linha Pato Roxo, interior de Lacerdópolis. Dalla Nora conduzia uma motocicleta que acabou colidindo de frente com uma caminhonete F-1000, cujo condutor nada sofreu. A vítima sofreu lesões graves, foi socorrida pelo SAMU e passou por cirurgia. Segundo a Polícia Militar o acidente ocorreu em uma curva acentuada. O motociclista permaneceu cinco dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HUST, mas não resistiu.

A família autorizou a doação de órgãos. A SC Transplantes, após ser comunicada oficialmente da decisão, deu início na tarde de ontem a toda a logística para poder viabilizar a captação de órgãos em Joaçaba. Santa Catarina é reconhecida nacionalmente como o estado onde mais são feitas captações de órgãos no país.

(Fotos: Juliano Alves)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.