Home Notícias Região Representante da FUNAI orienta sobre os indígenas acampados em Capinzal

Representante da FUNAI orienta sobre os indígenas acampados em Capinzal

0
Representante da FUNAI orienta sobre os indígenas acampados em Capinzal

Após denúncia feita pelo Ministério Público de Capinzal, uma representante da FUNAI de Chapecó, esteve no município de Capinzal onde participou de uma reunião com integrantes da Assistência Social Municipal, orientando com relação aos procedimentos que devem ser adotados quando envolve pessoas indígenas.

A denúncia é relacionada a um grupo de indígenas que estariam no município no início do ano e teriam se envolvido em algumas ocorrências atendidas pela Polícia Militar, relacionadas ao consumo de drogas, mendigação e exploração de trabalho infantil.

Após alguns meses, os indígenas deixaram a cidade e recentemente outra família indígena se instalou no mesmo local, aos fundos da antiga Estação Ferroviária.

A integrante da Coordenação Regional Interior Sul, da FUNAI de Chapecó, Keli Janaína Oliveira da Fonseca, revelou que o Serviço Social tem o dever de intervir em casos de vulnerabilidade ou mendicância envolvendo crianças. Afirmou ainda que o índio tem os mesmos direitos e deveres que as demais pessoas e estão sujeitos a legislação brasileira, no entanto eles tem o direito de ir e vir e não podem ser impedidos de acamparem e comercializarem seus artesanatos, que são a sua forma de sobrevivência.

O secretário de assistência social de Capinzal, Tiago Casara, avaliou positivamente a reunião e destacou que a representante da FUNAI trouxe um esclarecimento relacionado a forma de atuação dos profissionais que trabalham para coibir a violação dos direitos.