Sebrae/SC alerta para fraude que rouba o acesso do usuário ao WhatsApp

“Infelizmente pessoas mal-intencionadas se aproveitam dos momentos de fragilidade humana para tirar proveito, roubar dados pessoais, propagar fake news e macular a atuação de entidades sérias e comprometidas” alerta o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Enio Albérto Parmeggiani, ao relatar o golpe que está ocorrendo em outros Estados brasileiros para roubar o acesso do usuário ao WhatsApp.

Como medida de enfrentamento a pandemia do Coronavírus o Sebrae/SC criou novas alternativas de atendimento com soluções e canais para ampliar o acesso às orientações e assim possibilitar que os clientes continuem recebendo todos os serviços da instituição. Nesse sentido, foram reforçadas a estrutura de atendimento on-line e também ampliada a equipe de consultores especialistas para atendimento à distância. Um exemplo disso é a consultoria on-line que pode ser acessada pelo link sebrae.sc/ajuda

Aproveitando essa estratégia do Sebrae, adotada em todo o País para auxiliar os pequenos negócios durante essa crise, golpistas estão entrando em contato com empreendedores através do aplicativo WhatsApp. Segundo Parmeggiani, primeiramente fazem contato por mensagem convidando a participar de palestra gratuita, na sequência é enviado um código via SMS e assim que o usuário informa o código ele perde o acesso ao próprio aplicativo. “Há um oportunismo nessas ocasiões e o cuidado deve ser redobrado. O Sebrae/SC promove cursos e capacitações on-line, mas todas por canais oficiais da entidade. Por isso, orientamos todos os empreendedores a não acessarem links duvidosos ou repassarem informações pessoais”, comenta o gerente regional.

TÁTICA DO GOLPISTA

Confira o texto utilizado para aplicar a fraude:

“Olá, meu nome é Jessica da equipe Sebrae Nacional, analisamos o seu perfil em suas redes sociais e estamos convidando o senhor (a) para participar da palestra Business sobre empreendedorismo e gestão financeira, apenas para convidados por CHAMADA DE VÍDEO.

Se deseja participar da palestra Business confirme sua presença respondendo nossa mensagem com a palavra SIM e siga nossas instruções.

Para participar da palestra Business basta confirmar o código de validação com seis dígitos enviado via SMS para seu número de celular.

Sebrae Nacional. Há 47 anos, trabalhando pelo sucesso dos pequenos negócios no Brasil”.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.