Home Notícias Saúde Secretaria de Saúde de Capinzal pretende aplicar a vacina em 90% dos grupos prioritários

Secretaria de Saúde de Capinzal pretende aplicar a vacina em 90% dos grupos prioritários

0
Secretaria de Saúde de Capinzal pretende aplicar a vacina em 90% dos grupos prioritários

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 01 de junho. A meta do município de Capinzal é imunizar cerca de 90% dos grupos prioritários, que são definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra a influenza fica disponível na unidade de saúde central das 7h30min até as 11h30min na parte da manhã e, de tarde, das 13h até as 17h. Nas unidades dos bairros São Cristóvão, Lar Imóveis e Parizotto, os horários são diferenciados, das 8h até as 11h30min de manhã e, na parte da tarde, das 13h até as 16h.

A partir do dia 07 do mês de maio, haverá um cronograma de vacinação nas unidades de saúde do interior no período da manhã. O sábado dia D de mobilização acontece no dia 12 de maio e todas as unidades do município estarão abertas das 8h até as 17h sem fechar ao meio dia.

Os grupos prioritários para vacinação são idosos, a partir dos 60 anos, crianças entre 6 meses e cinco anos incompletos, gestantes, mulheres no período pós-parto, professores, trabalhadores da área da saúde e portadores de doenças crônicas.

Trabalhadores da área da saúde devem apresentar um documento comprovando sua profissão no ato da vacinação, os professores devem apresentar um crachá de identificação com o nome da instituição ou declaração da escola que deve ser apresentada também no ato da vacinação e os portadores de doenças crônicas devem apresentar um atestado atualizado do ano de 2018.

A vacina disponível nas unidades de saúde é a Trivalente que previne contra três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e um tipo de vírus B. A vacina não causa doença, o que pode acontecer é uma reação a vacina. Para fazer a vacinação é preciso levar a carteira de vacinação, cartão do SUS e documento de identidade.