Home Notícias Região Sete novelas e filmes famosos que foram gravados em cidades de Santa Catarina

Sete novelas e filmes famosos que foram gravados em cidades de Santa Catarina

0
Sete novelas e filmes famosos que foram gravados em cidades de Santa Catarina
A comédia "Uma Carta Para Ferdinand" foi gravado em Joinville, com a presença de atores globais, e deve arrancar risadas dos cinefilos de todo o país. | Foto Divulgação

Estado – Todo mundo já sabe que a nossa bela Santa Catarina é repleta de belezas naturais e lugares únicos, de tirar o fôlego. Inclusive o Estado já serviu de cenário para diversas produções cinematográficas e novelas ao longo dos últimos anos.

Procuramos na história quando e quais foram os momentos em que isso aconteceu, e fizemos uma listinha com alguns deles. Confira:

1. Ana Raio e Zé Trovão – Corupá

Foto Divulgação

Em 2010, uma boa parte do remake da novela Ana Raio e Zé Trovão foi gravado em Corupá. O Seminário Sagrado Coração de Jesus foi retratado como o castelo do Dr. Rudi.

A igrejinha que apareceu em algumas cenas também foi gravada no interior do Seminário.

Na época, os cenários localizados em Corupá, até as belezas da Rota das Cachoeiras, apareceram como se fossem em Joinville.

Alguns devem lembrar, que esse sucesso da dramaturgia televisiva foi gravado, originalmente, pela Rede Manchete, há quase três décadas, logo depois de Pantanal.

2. Insensato Coração – Florianópolis

Foto Divulgação/Globo

Em 2011, a novela Insensato Coração passou por Florianópolis e virou cenário para as gravações da nova novela que foi ao ar em janeiro. Lugares como a Ponte Hercílio Luz, a Lagoa da Conceição e diversas praias da ilha foram retratadas na novela global.

Mas o principal local foi a Casa de Retiros Vila Fátima, nos altos do Morro das Pedras. Construída toda em pedra, em 1956. A edificação foi um hospital que recebeu dois sobreviventes de um acidente aéreo.

Foto Divulgação/Casa de Retiros

As gravações aconteceram em outubro de 2010, durante cinco dias, reunindo no local estrelas como Glória Pires, Fábio Assunção, Antonio Fagundes, Paola de Oliveira e Fernanda Paes Leme.

3. Duas caras – São Bento do Sul

Foto Divulgação/Globo

No ano de 2007, a novela Duas Caras passou por São Bento do Sul, na Schlachtfest, a festa do abate, que costuma ser realizada na cidade no mês de setembro. As gravações mostraram a dança típica apresentada por grupos folclóricos das culturas alemãs e polonesas.

Além dos 95 profissionais da TV Globo deslocados para o Sul, as gravações contaram com cerca de 900 figurantes. A trama substituiu a “Paraíso Tropical”, na época.

Embora as primeiras cenas de “Duas Caras” estejam sendo gravadas em São Bento do Sul, o principal cenário da trama foi a favela fictícia de Portelinha. E lá viveu o famoso Juvenal Antena (Antônio Fagundes), um líder comunitário.

4. Uma carta para Ferdinand – Joinville

De 16 a 28 de fevereiro de 2018, os atores globais Cristiana Oliveira, Clemente Viscaíno e Luiz Alves (o Ferrugem), passaram por Joinville para as gravações do longa metragem “Uma carta para Ferdinand”, uma comédia romântica de arrancar risadas nas telas do cinema nacional.

No roteiro, o francês Frederico Bruestlein é o homem de confiança do Príncipe de Joinville, François Ferdinand. O dono da Colônia Dona Francisca pediu para Bruestlein voltar a Joinville e fazer um relato da cidade nos dias atuais.

5. Das Profundezas – Forquilhinha

A cidade de Forquilhinha virarou cenário do filme Das Profundezas, projeto do diretor catarinense Penna Filho, em 2013. A trama mostra a história de uma família de mineiros da região no ano de 1987 – ano em que ocorreu a greve dos mineiros durante a gestão da CBCA (atual Cooperminas). Os cenários utilizados para a gravação são a Mina 3 e a Mina 2 da Cooperminas, localizadas em Forquilhinha.

6. Verão 90 – Garopaba

A praia fictícia de Armação do Sul, que ficaria localizada próxima à Garopaba, apareceu logo no primeiro capítulo da novela global Verão 90. A atriz Isabelle Drummond e Rafael Vitti gravaram as cenas de um reencontro emocionante com o mar de plano de fundo.

Foto Reprodução/Globo

A novela, que fez sucesso por resgatar os cenários, a moda e a música da década de 1990, foi ao ar de 29 de janeiro a 26 de julho de 2019.

7. Era uma vez – Massaranduba

A fama de Capital do Arroz de Massaranduba também ganhou as telas da Globo na novela “Era uma vez”. Em fevereiro de 1998, algumas cenas do folhetim foram gravadas na propriedade e arrozais de Paula Baumann.