A China autorizou, nesta quinta-feira (23), a importação de melão do Brasil.
Um acordo havia sido fechado em novembro de 2019 para viabilizar a exportação da fruta.
Em comunicado, o Ministério da Agricultura declarou:
“O governo brasileiro ainda não foi notificado oficialmente, mas a medida entrou em vigor hoje. A China ainda irá publicar a lista de fazendas e estruturas de embalo para exportação (packing houses) certificadas para a venda ao mercado do país.”
A China consome cerca de metade da produção mundial de melão, o equivalente a 17 milhões de toneladas em 2017. Caso o Brasil conquiste 1% do mercado chinês, a expectativa é que o volume de exportações da fruta dobre.
Segundo o site UOL, a pasta da ministra Tereza Cristina completou:
“Em 2018, o Brasil exportou cerca de 200 mil toneladas de melão para diversos países, como Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Rússia e União Europeia. A safra brasileira coincide com a entressafra na China.”






