O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a retomada da atividade econômica no país e disse a empresários que, se dependesse da vontade dele, nunca teria implementado medidas de isolamento social por conta da pandemia da covid-19, como têm feito governadores e prefeitos.
“O governo federal, se depender de nós, está tudo aberto com isolamento vertical e ponto final. Os governadores assumiram cada um a sua responsabilidade, houve uma concorrência entre muitos para ver o que fechava mais”, criticou Bolsonaro, durante videoconferência nesta quinta-feira (14/5) promovida pelo presidente da Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.
Para Bolsonaro, o Brasil teria de se espelhar na Suécia, que não adotou regras mais rígidas para enfrentar a crise sanitária. “Quem defendia mais a vida do teu eleitor, do cidadão do teu estado em relação aos outros. O governo federal nunca foi óbice. Se depender de mim, quase nada teria sido fechado, a exemplo da Suécia”, opinou o presidente.
Hoje, a Suécia contabiliza ao menos 28.582 pessoas com covid-19 e 3.529 mortos pela doença. A nação é a 10ª na Europa com mais diagnósticos confirmados e a 8ª no ranking de casos fatais.



